Inicio Android Há uma grande novidade no Google Maps! Vai usar?

Há uma grande novidade no Google Maps! Vai usar?

Uma grande novidade no Google Maps é sem dúvida uma boa notícia. É que esta é sem dúvida uma das melhores aplicações (ou serviço) para navegação e sobretudo para não nos perdermos. Quer seja, a pé, de carro ou de transportes públicos, ajuda-nos sempre a chegar onde queremos. Agora este serviço tem uma nova funcionalidade para quem quer preparar eventos. Esta novidade foi descoberta pelo site SlashGear e o modo como funciona está descrito na página de suporte do Google Maps.

Esta grande novidade no Google Maps funciona de uma forma muito simples.

No seu smartphone Android vai poder adicionar um evento a partir do separador “Contribuir”, onde verá um novo botão que diz “Adicionar um evento público”. Depois disso, o utilizador tem de preencher um conjunto standard de informações: tipo de evento, local, horário e descrição.

grande novidade no Google Maps

Depois de criar um evento, ele será revelado no local selecionado para que todos o possam ver, por isso, tenha cuidado com o que vai colocar. Claro que se algo correr mal, a Google tem um conjunto de etapas no seu website para excluir eventos públicos que criou. No entanto, será sempre melhor não darmos “barraca”.

Aparentemente esta funcionalidade ainda necessita de mais alguns toques e é por esse motivo que não está disponível para todos os utilizadores.

No entanto se tiver o separador Eventos na sua página de contribuições, então faz parte dos felizardos.

Esta é sem dúvida uma boa forma de promover eventos mais casuais que não estão ligados a um local comercial específico. Faz lembrar os eventos do Facebook, mas aplicados ao Maps. Por exemplo, pode necessitar de pessoas para um jogo de futebol, ou quer organizar um encontro de geocaching.

Entretanto esta grande novidade no Google Maps não vai estar apenas disponível para utilizadores. As empresas de serviços públicos ou administrações municipais também podem fazer uso desses eventos públicos para informar as pessoas quando certas ruas forem fechadas.

Entretanto a Google tem ainda outra categoria dentro dos eventos. Falamos da “Parade” que dispensa apresentações. Outra categoria útil é Voluntariado e ativismo. Assim pode organizar um evento público e reunir ajudantes em pouco tempo.

Claro que como em tudo esta funcionalidade nem sempre será bem utilizada. Já vimos centenas de eventos falsos no Facebook. Caso isso aconteça só tem de carregar no botão enviar feedback para a Google analisar o evento e eventualmente eliminá-lo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também

(Rumor) Monitores Xiaomi de 240Hz e 360Hz a começar nos 125€?

Não é novidade para ninguém que a Xiaomi tem apostado forte e feio nos 'ecrãs', ou seja, nas TVs e monitores. Ao fim ao...

Sem notificações de mensagens no Android Auto? Resolva já!

A Google lançou o Android Auto 5.6 há algumas semanas. Dito isto, enquanto todos esperavam uma experiência de utilização melhorada, as coisas afinal não...

Google Fotos acaba de receber uma novidade! Já a encontrou?

A Google não para de atualizar as suas aplicações. Quer seja, o Maps, o Gboard, o Lens, ou outras, tudo tem merecido a atenção...

WhatsApp recebe uma mega-novidade que todos querem!

O WhatsApp prepara-se para receber uma mega-novidade que todos querem! De facto, é talvez a que vai dar mais jeito a quem utiliza esta...

Samsung Galaxy A02: quanto vale o novo smartphone económico?

Ainda ontem dizia que a Samsung fez um excelente trabalho com os smartphones Galaxy das gamas A e M. Isto a propósito de uma...