Placas Gráficas 2024: Preços a subir ou a descer?

As últimas semanas têm sido interessantes para o mundo das placas gráficas, porque tivemos novos lançamentos, o que por sua vez obrigou a algumas mexidas por parte da NVIDIA e AMD nos modelos mais antigos. Ou seja, tivemos alguns acertos.

Porém, se achava que o mercado estava pouco interessante, todas estas mexidas não mudaram essa realidade. As placas gráficas continuam caras, na realidade demasiado caras para o que são capazes de oferecer.

Placas Gráficas 2024: Preços a subir ou a descer?

RTX 30, NVIDIA

Portanto, a introdução das novas placas gráficas RTX 40 Super da NVIDIA levou a alguns ajustes de preço em todos os mercados, e em várias gamas de preço. Porém, nada de drástico.

As placas gráficas que têm demonstrado maiores quedas de preço são as RTX 4070 Ti e Radeon RX 7900 XT. Além destas, a RTX 4070 parece continuar abaixo do seu preço recomendado de venda, com a RTX 4090 a finalmente baixar para valores mais “normais”.

- Advertisement -

Porém, se quisermos algo mais de gama média, os preços não mexeram quase nada. Ainda vai ter de gastar cerca de 400€ para ter uma placa minimamente decente, mas que nem por isso é muito superior face aos modelos da geração passada. (Sendo exatamente por isso que ainda faz sentido procurar por modelos da geração passada – RX 6000 e RTX 30).

Isto é algo que provavelmente nunca irá mudar, pelo menos até ao lançamento da próxima geração de placas gráficas. Aliás, é muito provável que a coisa fique um pouco pior, visto que a NVIDIA vai ficar sozinha no segmento mais alto do mercado, com uma AMD mais focada na gama média.

Em suma, as coisas mudaram, e as placas gráficas encareceram para sempre. É o que é. Vai ser preciso um milagre, como… Sei lá… Uma Intel realmente competitiva, para as coisas voltarem um pouco aos tempos de antigamente. (Mas… Se está atento aos rumores, não é expectável que isso aconteça).

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.