Pesquisa da Google com IA é má, porque usa fontes más!

Como temos vindo a dizer, a Google está a criar algum reboliço na Internet, relativamente à sua implementação de resultados baseados em Inteligência Artificial no seu motor de pesquisa. Resultados, que muitas vezes… São completos disparates.

Como já dissemos em outros artigos, se o ChatGPT disser alguma coisa parva, tudo bem, é um projeto ainda em desenvolvimento, e toda a gente sabe que a IA tem algumas alucinações de vez em quando. Porém, quando se vai ao Google pesquisar alguma coisa, não queremos “testes” ou “alucinações”, queremos resultados fidedignos.

Isto é algo que o AI Overview da Google ainda não é capaz de oferecer. Mas isto não é culpa apenas e só do motor IA da gigante da pesquisa. O problema está também naquilo que a Google diz serem fontes fidedignas.

Ou seja, se por acaso algum professor lhe deu na cabeça porque usou a Wikipédia como fonte em algum trabalho da secundária ou faculdade, não foi por acaso… As fontes e referências são realmente muito importantes!

Pesquisa da Google com IA é má, porque usa fontes más!

Portanto, a Google tem vindo a implementar um esquema de respostas rápidas e detalhadas para as pesquisas feitas em alguns territórios chave, como é o caso dos Estados Unidos. Este sistema tem o nome de AI Overview, e tem como grande objetivo levar o IA à pesquisa tradicional.

O problema é que, apesar do facto de a grande maioria das respostas estarem corretas, quando não estão… É grave. Quando uma LLM pega numa afirmação que é falsa, e apresenta-a como um facto, tudo está mal num motor de busca. Especialmente quando estes resultados aparecem sempre em destaque no topo da página de pesquisa. Sendo exatamente por isso que já existem plug-ins para retirar a funcionalidade do Google Chrome.

A Google já veio a público afirmar que os resultados estranhos aparecem quando as perguntas são igualmente estranhas. Mas isso não é verdade. Ter um motor de pesquisa a dizer que meter cola numa pizza é uma excelente forma de manter o queijo no sítio, que correr com uma tesoura na mão é um bom cardio, ou que a melhor cura para a depressão é um salto de uma ponte alta…

É grave… É mesmo muito grave!

Exemplo

O problema em algumas destas respostas está no facto de a Google utilizar sites como o Reddit, Quora, ou até o já mencionado Wikipédia como fontes fidedignas. Sites que até podem ajudar um qualquer utilizador a conseguir respostas para questões complexas, mas, honestamente falando, também estão cheios de “lixo”.

Por enquanto, a IA não é ainda capaz de identificar comédia, sarcasmo, ou puro Trolling. Por isso, de vez em quando, tendo como base estas coisas, dá respostas completamente alucinadas às perguntas dos utilizadores.

Infelizmente, a Google está em “modo pânico”, de forma a conseguir responder aos incríveis desenvolvimentos da OpenAI com o seu ChatGPT. Mas… Este não é o caminho.

Claro que os resultados vão ficar mais confiáveis ao longo do tempo. Mas, como disse em cima, enquanto estou disposto a levar com algumas alucinações no ChatGPT ou outras ferramentas similares, não estou disposto a levar com “lixo” no Google.

Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? O que acha da grande loucura da IA no mundo da tecnologia? Já está farto? Ou existe um potencial tremendo para transformar as nossas vidas? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados