Películas anti-reflexo? Em breve vão poder guardá-las na gaveta

Eventualmente nunca mais vão precisar de películas anti-reflexo para o vosso smartphone graças a uns novos painéis de vidro nanoestruturados.

A maioria dos dispositivos eletrónicos – incluindo os smartphones – vêm com painéis de vidro que protegem os ecrãs de danos. No entanto, embora durável, o vidro é altamente reflexivo, o que se torna num problema ainda maior quando é utilizado, por exemplo, com a tecnologia OLED. É que estes painéis não são tão brilhantes como os ecrãs LCD mais tradicionais. Uma solução é comprar películas anti-reflexo, no entanto nem sempre contribuem para a estética do equipamento e acabam por se estragar com facilidade. Assim sendo, qual a solução?

Uma equipa de pesquisadores liderada por Andreas Liapis desenvolveram uma superfície especial para o vidro, composta por cones nanoestruturados altamente transmissíveis, o que melhora substancialmente a legibilidade do ecrã mesmo sob a luz solar direta.

A equipe da Liapis deu resposta a esta situação ao criar uma superfície nanoestruturada onde os materiais de copolímero são montados. O desenvolvimento posterior da superfície do vidro e a formação das nanoestruturas ocorrem neste modelo, transformando efetivamente a superfície do vidro numa floresta de “cones altamente transmissíveis”.

Em diversas testes, a equipa descobriu que a transmissão média da luz visível permaneceu superior a 90%. Esta poderá ser das primeiras tentativas dos investigadores desenvolverem meios comercialmente viáveis para produzirem superfícies anti-reflexivas nanoestruturadas.

Mais informações podem ser encontradas aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Pirataria: Depois do IPTV, o alvo são os serviços de VPN

Como deve saber, o fenómeno do IPTV Pirata continua bem vivo! Especialmente agora que a pandemia teve um grande impacto na maneira como consumimos...

Em 2022, apenas um iPhone vai chegar ao mercado sem 120Hz

A gama de smartphones iPhone 13 foi apresentada na semana passada, com os dois novos modelos 'Pro' a finalmente trazerem o tão desejado ecrã...

Qual foi a maior invenção no mundo dos computadores?

Provavelmente já não se lembra, mas houve uma altura, em que um simples computador, ocupava toda uma sala, ou até uma casa. Aliás, o...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!