Auto: vale a pena comprar peças em fibra de carbono?

Muitas pessoas gostavam de ter um carro em fibra de carbono, sobretudo pelas personalizações que é possível executar. Ela é criada através do sobreaquecimento repetido de folhas de fibra e polímeros numa área sem oxigénio, resultando num dos materiais mais fortes do planeta. Mas vale a pena comprar peças em fibra de carbono?

Auto: vale a pena comprar peças em fibra de carbono?

Se os tanques de foguetões reforçados com fibra de carbono são viáveis, não é de surpreender que a fibra de carbono tenha um lugar na indústria automóvel. E tem mesmo, com muitos fabricantes a utilizarem o material durável para peças de automóveis, incluindo capôs, tetos, puxadores de portas e espelhos laterais. Para além da sua boa aparência, a fibra de carbono é cerca de cinco vezes mais forte do que o aço. É também muito mais rígida, cerca de duas vezes mais rígida do que o seu concorrente, conferindo ainda mais força e robustez às peças do automóvel.

A resistência da fibra de carbono seria, por si só, uma proeza da engenharia. No entanto, também é mais leve, mais durável e mais resistente ao calor do que o aço. E, uma vez que é longa e fina, a fibra de carbono é mais fácil de moldar e fabricar em diferentes peças de automóvel, envergonhando o material das peças tradicionais em praticamente todas as categorias. No entanto, tal como acontece com qualquer avanço tecnológico, a fibra de carbono não é barata, por isso, será que essas peças automóveis valem mesmo o preço?

peças em fibra de carbono

As peças automóveis em fibra de carbono valem o preço?

Embora a fibra de carbono já exista há algum tempo, o custo do seu fabrico não baixou muito, o que significa que os consumidores terão de pagar mais pelas peças de automóvel em fibra de carbono. Os capôs em fibra de carbono são muito mais caros. Da mesma forma, os espelhos retrovisores laterais em fibra de carbono custam centenas de Euros. Mas valerá a pena?

Naturalmente, não existe uma resposta definitiva e depende inteiramente da sua situação financeira. No entanto, se puder comprar peças de automóvel em fibra de carbono, estas provaram ser um investimento válido. A fibra de carbono torna o seu carro mais leve. Isto faz com que seja uma das formas mais económicas de aumentar o desempenho do seu carro. No entanto, o maior atrativo é a durabilidade. Ao contrário do aço e do alumínio, a fibra de carbono é resistente aos elementos. Isto significa que não terá de se preocupar com fatores como a corrosão, a ferrugem ou a exposição aos raios UV que degradam as peças do seu automóvel.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados