A Samsung é a maior marca de smartphones da América Latina há uma década. No primeiro trimestre deste ano, a empresa teve a maior quota de mercado no mercado de smartphones da região. No entanto, há alguns motivos para preocupação, e as vendas da empresa não acompanharam o aumento médio das vendas.
Samsung é gigante na América Latina mas outros crescem mais!
De acordo com os últimos números da empresa de estudos de mercado Canalys, a Samsung foi a maior marca de smartphones da América Latina em termos de remessas de unidades. A empresa sul-coreana vendeu mais de 11,1 milhões de smartphones durante o primeiro trimestre de 2024, um aumento de 6% em comparação com os números do primeiro trimestre de 2023.
A quota de mercado de smartphones da Samsung foi de 32% durante o trimestre, 6 pontos percentuais abaixo do primeiro trimestre de 2023. Este é um motivo de preocupação, uma vez que o mercado global de smartphones na região cresceu a um ritmo de 26%, enquanto a Samsung cresceu apenas 6%. Isto significa que a maioria das outras marcas de smartphones cresceu a um ritmo muito superior.
Como pode ver acima, a Xiaomi (incluindo POCO e Redmi), que ficou em terceiro lugar, registou um crescimento anual impressionante de 45%. Isto para atingir uma quota de mercado de 15% e envios de 5,3 milhões de unidades.
As vendas da Transsion cresceram uns espantosos 215%, atingindo 3,4 milhões de unidades e uma quota de mercado de 10%. Os números da Honor são ainda mais surpreendentes, uma vez que as vendas da empresa cresceram 293%, atingindo 2,6 milhões de unidades e uma quota de mercado de 7%.
A Lenovo (incluindo a Motorola) é a única marca de smartphones com uma taxa de crescimento próxima de zero (1%). Ficou em segundo lugar, a seguir à Samsung. Os seus envios atingiram 5,9 milhões e a sua quota de mercado atingiu 17% no primeiro trimestre de 2024.
As vendas de smartphones na América Latina cresceram 26% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o primeiro trimestre de 2023. A maioria dos telemóveis vendidos na região são dispositivos de gama baixa e média, como a série Galaxy A da Samsung.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!