Inicio Hardware (Especial) O que se passa com a Intel? Acabou a invencibilidade?

(Especial) O que se passa com a Intel? Acabou a invencibilidade?

Não foi assim há tanto tempo que a Intel dominava o mercado de processadores com uma autêntica mão de ferro, isto ao mesmo tempo que a AMD se focava apenas e só em ser uma alternativa budget. Aliás, se por alguma razão perguntasse a algum especialista o que achava da gigante dos processadores Intel há 4 ou 5 anos, este provavelmente diria que era uma empresa invencível sem qualquer sombra de concorrência em vários mercados.

Afinal de contas, estamos a falar de uma fabricante que tinha 99% do mercado de Centro de Dados, 90% do mercado de CPUs Desktop! Além de tudo isto, também estava a fazer jogadas para se meter noutros mercados como o de placas gráficas, e também estava a desenvolver novos tipos de arquitecturas.

Um domínio e invencibilidade que pelos vistos foi posto no caixote do lixo… Enfim, algo de muito errado se passa com a Intel.



a Intel?

Portanto, o último relatório de contas demonstra um segundo trimestre brutal para a Intel, com receitas impressionantes e um crescimento muito interessante em vários segmentos. No entanto, a empresa também revelou que a sua transição para o processo de 7nm estava significativamente atrasada… Um atraso de 12 meses, que irá arruinar todo o planeamento da Intel para os próximos anos.

Dito isto, na prática, este adiamento não deveria ser o clássico ‘caldo entornado’! Afinal de contas, estamos a falar de tecnologia extremamente complexa, e a Intel até disse que já identificou o problema e a sua solução. Muito resumidamente, a Intel não é a primeira fabricante a ter um problema do género, nem será a última. O problema é que já não existe a mesma aura de confiança à volta da Intel… Os consumidores, investidores e analistas estão com medo do que vai acontecer.

Por isso, o valor das acções da Intel caiu 20% na passada semana, o que nunca é uma grande maneira de fazer um estudo de mercado, especialmente quando em tempos de COVID os preços saltam mais que sei lá o quê. Ainda assim, são número com algum interesse.

O problema da Intel parece profundo

A Intel já meteu na rua o grande responsável pelo desenvolvimento dos processos de produção, o Eng. Chefe Murthy Renduchintala, fazendo do ex-líder do staff uma espécie de escapatória para todo o problema. Contudo, parece que o problema da Intel é um pouco mais profundo que isto.

Por exemplo, no caso dos aceleradores IA, a Intel fez um investimento gigantesco na Nervana e seus executivos no passado ano de 2016. Contudo, após o lançamento dos primeiros chips IA, a Intel decidiu ir por um caminho totalmente diferente ao adquirir a Habana Labs por 2 mil milhões de dólares. Talvez até tenha sido a decisão mais correta, é provável que a Intel tenha percebido que o caminho não era aquele, e então fez algo para mudar a sua rota. Mas também foi uma decisão um pouco estranha, que fez muito boa gente pensar no que se passa na cabeça dos executivos da gigante.

Entretanto, a verdade é que o mercado de processadores também já não é o mesmo, tudo graças ao regresso à glória da AMD, mas também dos últimos movimentos da Apple em relação à arquitetura ARM!

Ao fim ao cabo, a AMD passou de uma quase banca rota, para agora estar a roubar quota de mercado a sério à Intel, ao mesmo tempo que continua a crescer noutros mercados, e até já ultrapassou o valor por acção da rival. Similarmente, a decisão da Apple não só reflecte a existência de algo de muito errado dentro da Intel, como demonstra que o mercado está mesmo a mudar, provavelmente para longe do x86 que é o pão com manteiga tanto da Intel como da AMD.

Ainda assim, antes de fazer a sepultura à Intel, é preciso ter em conta que a gigante azul ainda é a maior fabricante de processadores do planeta, e provavelmente irá continuar a ser durante vários anos. Contudo, vai com toda a certeza ter de mudar muita coisinha internamente se não quiser ter mais problemas, ao mesmo tempo que irá ter de lidar com um novo mundo do concorrência e rivalidade. (O que é bom, concorrência é excelente em qualquer mercado.)

Em suma, a invencibilidade da Intel acabou! (prova disso é a negociação com a TSMC, que obviamente passa uma imagem de fragilidade e até de algum desconforto). Por isso, a empresa tem agora de voltar a provar que tem qualidade suficiente para pelo menos tentar reconquistar o seu trono.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Quer mais autonomia no portátil? Use o novo Microsoft Edge!

Os browsers são muito esfomeados. De facto a memória sofre muito quando visitamos vários sites e sobretudo quando temos muitos separadores abertos. O processador...

Google PlayStore: sete jogos grátis este fim-de-semana!

É sexta-feira e isto por si só é sempre uma excelente notícia. Agora que o fim de semana está a chegar, é tempo de...

Gboard: preparado para uma grande atualização no design?

A Google tem estado a trabalhar num novo design do Gboard há dois meses. Agora parece que esta novidade já está a chegar aos...

OnePlus 8T: leak revela o que não esperávamos neste smartphone

O leaskter Steve Hemmerstoff e o blog Pricebaba estão de volta e com grandes revelações. Na prática, falamos das especificações do OnePlus 8T, bem...

Galaxy S20 FE: leak revela o hands-on e todas as especificações!

As imagens do primeiro hands-on para o Samsung Galaxy S20 FE acabam de chegar à Internet e dão um olhar mais detalhado sobre tudo...