Pagar por Inteligência Artificial? Isto resultaria? Acho que não!

Como já deve ter percebido, o mundo da computação está a ser dominado pela Inteligência Artificial, seja um PC, um smartphone, ou por vezes até um simples relógio, a realidade é que as fabricantes estão sempre a falar de IA para tudo e mais alguma coisa.

Dito tudo isto, é inegável que a Inteligência Artificial tem um potencial pura e simplesmente incrível para nos ajudar no dia-a-dia, ou até para transformar algumas indústrias. Porém, é também inegável que apesar do impacto de algumas plataformas como o ChatGPT, o DALL-E, ou de certa forma também o Bing da Microsoft, a realidade é que os utilizadores ainda vivem muito bem sem a ajuda de IA. Aliás, na mais pura das verdades, muitos dos utilizadores ainda não fazem ideia do que significa ter IA à mão de semear.

É por isto que ainda é demasiado cedo para pedir dinheiro, pelo menos às “massas”, ou seja, aos utilizadores comuns.

Pagar por Inteligência Artificial? Isto resultaria? Acho que não!

falhas do gemini

Portanto, apesar de já ter sido negado pela Google, começaram a aparecer alguns rumores de que a gigante da Pesquisa Online poderia estar a planear disponibilizar um serviço premium, provavelmente uma subscrição paga, que daria acesso a pesquisas potenciadas por IA.

As pesquisas como já as conhecemos continuariam iguais, e por isso gratuitas. Mas quem quisesse algo um pouco mais além, teria de pagar um extra. O que faz sentido, afinal, a computação IA é quase toda ela feita em centros de dados, e não é de todo barata. (Sendo exatamente por isso que a NVIDIA anda a valorizar de forma quase absurda, porque é a rainha e senhora do hardware de aceleração IA).

Aliás, é também por isto que a Samsung mandou a “dica” de que o motor Galaxy AI poderia deixar de ser gratuito já na próxima geração de aparelhos Galaxy S25 em 2025.

As empresas não querem pagar o IA! Porém, pelo menos por enquanto, os consumidores também não querem!

Isto é curioso, porque a uma primeira vista, do ponto de vista financeiro, isto seria uma jogada muito interessante para a Alphabet (empresa-mãe da Google). Porém, assim que os rumores começaram a chegar à Internet, as acções da empresa começaram a cair devido a preocupações relativamente à vontade que os consumidores teriam de pagar um “prémio” por um serviço que é gratuíto há décadas.

Este é o problema… Como é que vamos convencer os consumidores a pagar por IA, quando ainda ninguém sabe muito bem o que vai sair daqui? Ainda é muito cedo!

Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.