Os Galaxy S20 têm mais RAM que a maioria dos portáteis! O que é parvo!


Por em

A Samsung não só optou pela recente e mais cara RAM LPDDR5, como também meteu 12GB de memória em todas as versões do Galaxy S20, aliás, no S20 Ultra até temos a possibilidade de optar por um modelo com 16GB. (Em alguns mercados, ainda é possível encontrar versões do S20 e S20+ com 8GB).

Mas tudo isto levanta uma questão… Será que faz sentido ter 12 ou 16GB de RAM num smartphone?

S20

Afinal de contas, a maioria dos PCs Desktop conta ainda com 16GB de memória, e na verdade, a grande maioria dos portáteis Windows 10 apenas contam com 8GB. Assim, se no mundo dos computadores não faz sentido ter um abuso de RAM, porque razão está a Samsung a apostar tanto nisto?



É que caso não saiba, existe um aspeto negativo no meio disto tudo.

Antes de mais nada, será que um smartphone precisa mesmo de mais de 8GB? Epá… A não ser que o Android seja uma autêntica vergonha na gestão de recursos, não fez mesmo muito sentido. Especialmente quando qualquer especialista sugere portáteis com 8GB de RAM, caso apenas precise dele para trabalhar. (16GB apenas se quiser jogar forte e feio!)

Ou seja, se um portátil se safa perfeitamente bem com 8GB de RAM e corre aplicações extremamente mais pesadas… Porque razão temos agora 16GB num smartphone?

Pois bem, o Android é o sistema mais bem sucedido do mundo, sendo super leve e versátil ao ponto de conseguir correr numa autêntica montanha de aparelhos, que vão desde smartphones, a tablets e até smartwatches. (A maioria destes aparelhos não tem 8 ou mais gigas de RAM).

Aliás, há alguns meses escrevi um artigo onde temos um ‘versus’ entre o OnePlus 6T de 8Gb contra a versão McLaren com 12Gb… Pois claro, o resultado foi um empate!

Então, se é inútil… Porque razão temos a Samsung a apostar tanto na memória RAM dos novos Galaxy S20?

s20 ultra

A culpa aqui não é apenas da Samsung, é também dos consumidores. É que para dizer a verdade, é muito provável que a Samsung apenas tenha posto esta quantidade de RAM para impressionar o mercado. Ou seja, para ter maiores números em relação às rivais diretas.

Ao fim ao cabo, estamos a passar por um tremendo periodo de estagnação no mundo dos smartphones. Por isso, estamos basicamente na época do vale tudo para conquistar a carteira dos utilizadores.

Ok… E qual é o problema? O preço! E aqui não estamos apenas a falar dos Galaxy S20

Se a Samsung quer meter 12GB de RAM, vai ter obviamente de subir o preço dos seus smartphones. A RAM ainda não é de borla apesar de estar bastante mais barata agora em relação a 2017 ou 2018.

Mas existe um outro problema! Como deve adivinhar, as rivais da Samsung não vão ficar de braços cruzados… Também vão meter a mesma quantidade de memória (ou mais) nos seus aparelhos, o que provavelmente irá levar a um aumento significativo na procura deste tipo de memória.

Algo que irá afetar a produção das novas consolas, o preço da memória RAM dos portáteis e PC Desktop, e claro, até o preço das placas gráficas que a NVIDIA e AMD irão lançar durante o ano de 2020.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.