Há algumas semanas atrás, noticiámos que a TSMC teve um aumento muito significativo nas encomendas relacionadas com o seu processo de 14nm. Um fenómeno que aparentemente se repetiu com o processo de produção equivalente da gigante Samsung!
Sabe porquê? Os designers de chips da indústria Chinesa estão sem opções, por isso, têm de optar por esta tecnologia mais antiga, mas ainda assim muito competente.
Os Chineses estão loucos com os 14nm! Fuga aos Estados Unidos?
Portanto, muito resumidamente, devido às restrições impostas pelo governo Norte-Americano, várias empresas Chinesas estão agora com um leque de opções bem mais limitado.
Por isso, temos muitas equipas de engenharia à procura de alternativas que dispensem autorização Americana, o que claro está, significa utilizar processos de 14nm ou mais antigos. Visto que estes processos não utilizam tecnologia Norte-Americana.
Assim, parece que os 14nm não são os únicos alvos, visto que também existe interesse em nós mais antigos, como os 22nm.
Em suma, estamos perante uma situação muito interessante, em que as empresas estão a deixar a performance e inovação de lado, para simplesmente serem capazes de sobreviver no mercado. Entretanto, quem se ri é a Samsung e a TSMC. (E a Intel ahahah, que anda nos 14nm há vários anos)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Intel presa nos 14nm? A TSMC já olha para os 2nm!
A TSMC é a maior fabricante de semicondutores do planeta, uma posição difícil de alcançar, mas ainda mais difícil de manter! Por isso, a gigante de Taiwan está agora novamente a investir forte e feio para o futuro, ou como quem diz, no processo de produção de 2nm.
Ou seja, enquanto a Intel se vê à rasca com o seu processo de 14nm, e processos de 10nm e 7nm que ainda se encontram em desenvolvimento… A TSMC já começou a produção em massa dos primeiros produtos de 5nm! E claro, até já olha com olhos gulosos para os 2nm (e 1nm).
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!