Inicio Jogos (Análise) Farming Simulator 19: Bem vindo à agricultura! (PS4)

(Análise) Farming Simulator 19: Bem vindo à agricultura! (PS4)

Talvez um dos conceitos mais estranhos para um simulador, mas o que é certo é que Farming Simulator já existe desde 2008! Altura em que o primeiro jogo da série foi lançado para PC, sendo desenvolvido pela Astragon.

Pois bem, como qualquer simulador, esta série baseia-se num cenário real em que estamos encarregues de tudo o que seria de esperar numa quinta, desde construir estruturas de apoio à agricultura ou criação de animais, à compra de equipamentos, tratores, sementes, etc… Pondo tudo em prática através de uma vista em primeira pessoa que vai alternando para Over-head view.

Em suma, se vive numa cidade ou sempre teve o sonho de começar uma quinta mas nunca teve coragem, pode ser que Farming Simulator seja o jogo ideal para si. Ou será que a falta de tutoriais e bugs estraga esta experiência? Vamos descobrir com esta review!

(Análise) Farming Simulator 19: Gráficos e Performance

farming simulator 19:

Em relação aos gráficos posso dizer que fiquei surpreendido pela positiva, talvez por estar mal habituado a alguns simuladores que não investem nesta área, Farming Simulator é felizmente uma exceção. Apresentando visuais muito bons mesmo na PS4 (porém como seria de esperar de um jogo que é visto tanto de Over-head como Primeira Pessoa, há texturas aqui e ali que não têm uma boa resolução).

Quanto à performance posso dizer que também fiquei satisfeito, o jogo na sua maioria corre a um Framerate estável. Salvo certas situações em que estamos perto de muita maquinaria a funcionar ao mesmo tempo por exemplo.

(Análise) Farming Simulator 19: Gameplay

farming simulator 19:

Vamos entrar agora então naquilo que é a base de um Farming Simulator. Começamos com a oportunidade de criar o nosso agricultor assim como escolher a nossa “dificuldade”. Assim, temos três opções:

  • New Farmer
  • Farm Manager
  • Start from Scratch

Como seria de esperar, a primeira opção é para principiantes, a segunda é o dito normal e a última é o modo para veteranos em que parece estar tudo contra o nosso sucesso.

Uma vez dentro do jogo, falando do modo normal, cabe a nós comprar o terreno, decidir que tipo de quinta queremos construir, criar a infraestrutura, começar a aceitar contratos (transportar mercadoria, entregar um certo tipo de colheita, etc.) e pôr as mãos à obra! Existe também uma TAB nas opções em que podemos personalizar todo o tipo de settings dentro do jogo para nos facilitar a experiência (ou dificultar ainda mais se quisermos fazer role-play como o Super Agricultor).

Temos toda uma região para explorar também, desde as lojas a que vamos comprar o nosso material (stands de tratores e atrelados, criação de animais, etc.) e pontos turísticos onde podemos simplesmente apreciar a paisagem.

(Análise) Farming Simulator 19: Pontos Fracos

farming simulator 19:

Como seria de esperar e como é em muitos jogos que envolvem rotinas diárias em que fazemos sensivelmente as mesmas ações de dia para dia. Chega a um ponto em que queremos algo mais automatizado, até vemos isso como sendo uma recompensa por todo o nosso esforço até aquele momento.

A Inteligência Artificial neste jogo é algo fraca e o foco de uma das minhas maiores queixas. Pois descobri rapidamente que não podemos depender dela para fazer um bom trabalho. Os ajudantes pararem a meio de um trabalho sem justificação aparente. Por exemplo, deitando por terra todo o conceito em questão, pois o objetivo é ter tudo a funcionar praticamente sem o nosso input.

Outro grande problema presente neste jogo, que não irá afetar veteranos da série, é a falta de tutoriais competentes dentro da própria sessão de jogo. Como disse antes, tratando-se de um simulador isto é um jogo bastante realista com muitas variáveis e coisas a fazer. Acabamos por ter de aprender por tentativa e erro, temos de jogar com um guia ao lado ou então perder imenso tempo a ler os tutoriais no menu principal do jogo. Na minha opinião os tutoriais devem existir enquanto jogamos para tornar a aprendizagem mais fácil.

Conclusão

Fiquei surpreendido pela positiva com o Farming Simulator! Afinal, desde os seus visuais à sua jogabilidade detalhada e minuciosa, existe muito aqui para manter qualquer fã de agricultura e simuladores realistas entretido durante muitas horas. Tirando alguns bugs e uma curva de aprendizagem acentuada ao início. Posso dizer que recomendo o jogo visto que é o simulador de agricultura mais completo do mercado neste momento. Sendo capaz de cumprir a sua missão de uma forma muito competente.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Gonçalo Henriques
Lembro-me de ser miúdo e passar os meus dias a jogar NES/PS1, acho que até aí já sabia que iria ser gamer para o resto da vida. Agora quero partilhar este meu interesse com todos os que estejam interessados em ouvir um geek a falar da sua paixão.

Leia também

Quer uma PS5? Vai chegar à NOS a tempo do Natal! (12€/mês)

Para atacar o Natal, a NOS vai disponibilizar hoje uma vasta gama de entretenimento PlayStation, o que claro está, incluiu a consola PlayStation 4,...

(Análise) Corsair Virtuoso RGB: Precisa de auscultadores sem fios?

(Análise) Corsair Virtuoso RGB: Hoje em dia, se por ventura quiser uns bons auscultadores sem fios para jogos, é muito provável que a qualidade...

Google Fotos acaba de receber uma grande novidade! Atualize já

Em Setembro do ano passado, a Google adicionou uma nova visualização de memórias no Google Fotos. A ideia é ajudar os utilizadores a descobrirem...

Apple foi (novamente) acusada de manipular os seus iPhones

Esta conversa já não é novidade para ninguém! Contudo, é um assunto que ganha agora nova importância depois de a Euroconsumers afirmar que a...

O iPhone 12 pode ter problemas com a ligação à rede!

Com o lançamento em massa de um novo aparelho, é normal aparecerem alguns bugs que por alguma razão ou outra fugiram aos testes de...