Oreo no BlackBerry Keyone. Ainda vale a pena comprar?

O Android Oreo no BlackBerry KeyONE vai ser uma realidade em breve, a julgar por uma informação que surgiu a partir de uma operadora canadiana.

Oreo no BlackBerry Keyone muito em breve

Essa operadora canadiana referiu todos os equipamentos que serão atualizados, como os Samsung Galaxy S7, Galaxy S7 Edge e LG G6 e onde surge também listado o BlackBerry KeyONE. Infelizmente, não há uma data exata para a atualização, já que única coisa que referem e que será em breve.

Entretanto importa salientar que o smartphone lançado pela TCL recebeu uma nova atualização que inclui o patch de segurança para o mês de maio.

Oreo no BlackBerry Keyone

Entretanto e considerando a altura em que estamos, ainda vale a pena comprarem esta aposta da BlackBerry com preços que vão desde os 450 aos 600 Euros?

O Design

O Blackberry KEYone é certamente um equipamento único com toda a sensibilidade ao toque que nos habituámos a ver nos dispositivos mais recentes mas com um design que era habitual encontrar nos smartphones há uns 5 ou 10 anos atrás. 

Oreo no BlackBerry Keyone

O elemento principal é sem dúvida o teclado que abre a porta para algumas funcionalidades muito interessantes. Primeiro, o teclado inteligente suporta gestos especiais que essencialmente emulam um trackpad, tornando mais fácil navegar, ler emails e muito mais. Em segundo, pode programar o teclado com até 52 atalhos, ou seja, utilizar a tecla M para aceder aos mapas, E para Email ou F paea Facebook.  Existe inclusivamente um sensor de impressões digitais integrado na barra de espaço.

Oreo no BlackBerry Keyone

Hardware

O hardware não espanta ninguém mas este equipamento também não foi desenvolvido para isso.

Logo para começar deparamo-nos com um ecrã de 4.5 polegadas e resolução de 1620×1080 pixeis. Em seguida importa destacar o processador Qualcomm 625 que opera a 2 GHz e ao qual se juntam 3GB de memoria RAM.  Importa ainda destacar a capacidade de armazenamento de 32GB que pode ser expandida através de cartões microSD.

Oreo no BlackBerry Keyone

Oreo no BlackBerry Keyone

Posto isto, certamente já perceberam que este equipamento será capaz de lidar com a maioria dos jogos e aplicações sem problemas, mas não esperem o desempenho de um chipset como o Snapdragon 821.

As câmaras

O KEYone vem com uma camâra Large Pixel de 12 megapixéis e sensor IMX378. Integra focagem automática, zoom digital de 4x e lentes f2.0 e outra com apenas apenas 8 megapixéis. 

Bateria

No que diz respeito à bateria tem 3505 mAh o que parece suficiente para garantir uma boa autonomia com as especificações que foram apresentadas.  O equipamento integra tecnologia de carregamento rápido e segundo a Blackberry vai dos 0 aos 50% em apenas 36 minutos. (Quase parece que estamos a falar em automóveis).

Oreo no BlackBerry Keyone

Software

O KEYone integra uma versão com aspeto base do Android 7.1 Nougat mas.com diversos extras que contribuem para uma maior segurança e produtividade. Isto inclui aplicações como o BlackBerry Keyboard, BlackBerry Hub, Notes by Blackberry e mais.

Importa ainda destacar a presença da solução de segurança da DTEK que foi desenvolvida para verificar constantemente a segurança e proteger o sistema operativo.

Ainda vale a pena?

Sim, mas só se gostam realmente do conceito da marca BlackBerry e de terem o teclado. Caso vá ser a vossa primeira abordagem ao mundo BlackBerry e anda à procura de um bom equipamento Android então talvez devam considerar outra opção.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também