(Opinião) O mundo Android está outra vez cheio de modelos iguais!


Por em

Ainda se lembra quando não existiam dois telemóveis iguais no mercado? É capaz de já ter algum dificuldade a ir tão atrás no tempo, visto que o mundo Android está completamente cheio de modelos super similares.

Algo que apenas irá piorar em 2020… Ao fim ao cabo, o mundo Android está outra vez cheio de modelos iguais!

Houve uma altura no mercado de telemóveis, em que este fiel aparelho não servia apenas e só para fazer chamadas, enviar e-mails e responder a mensagens. Era também uma coisa pessoal, que fazia transparecer um pouco do nosso eu. Estou a falar obviamente dos tempos em que tínhamos uma Nokia forte, onde toda a gente na escola tinha de ter um telemóvel XpressMusic, caso contrário não era considerada ‘fixe’.



Claro que estou a falar de uma época bastante longínqua… Afinal de contas, o primeiro iPhone mudou toda a indústria e já saiu há quase 12 anos. No entanto, o que está acontecer hoje em dia podia simplesmente ser evitado com designs mais inovadores, e sinceramente, um pouco mais originais.

Infelizmente, quando uma fabricante tem sucesso em alguma característica interessante, toda a gente vai atrás!

Foi isto que aconteceu com a ‘notch’ popularizada pelo iPhone X, e mais tarde com o design de ‘orifício’ no ecrã que o Galaxy S10 e Note 10 popularizaram em 2019.

Não acredita no que estou a dizer? Então olhe para todos os smartphones que vão chegar ao mercado na primeira metade de 2020.

Galaxy S20

Galaxy S20

s20 ultra

Huawei P40 Pro

OnePlus 8 Pro

oneplus 8

Está a perceber o que quero dizer? Comprar um smartphone já não é algo que irá ficar na memória, porque é tudo igual. Todos os modelos têm o seu design básico caracterizado por um ecrã ligeiramente curvo, margens pequenas e um pequeno furo ou furos no ecrã para as câmeras frontais.

O que é realmente interessante no meio disto tudo, é que esta moda não pegou graças ao iPhone da Apple como tem sido costume. Mas sim graças aos mais recentes Samsung Galaxy topo de gama.

Os designs mais interessantes do mercado pertencem agora ao mundo dos smartphones dobráveis

A estagnação no mercado de smartphones não é por acaso! As pessoas sentem que não vão ter um ‘upgrade’ significativo, porque parece que vão meter as mãos num aparelho exatamente igual aquele que já têm no bolso.

As especificações são melhores, mas não são significativamente diferentes. E o design… É o que vimos no texto em cima. (Pelo menos é um design bastante porreiro!)

Ou seja, se quiser algo diferente, terá de optar por um Galaxy Fold, Galaxy Z Flip ou Moto RAZR, aparelhos da Samsung e Motorola, que realmente estão a tentar quebrar o ‘molde’.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Leia também

Ou veja mais notícias de Android, Especiais, Featured

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Quer um iPhone 12? O Coronavirus pode não deixar!

Xiaomi Mi 10 é oficial. 573 Euros que são muito bem gastos!

Seguinte