(Opinião) 32Gb de memória RAM vai ser o standard para 2021?

Se por ventura pudesse meter a quantidade de RAM que quisesse no seu PC… Quanto Gigas metia? Até agora, eu diria sempre 16GB, porque na grande maioria das vezes, a memória ‘extra’ seria sempre um desperdício de recursos. Mas em 2021 talvez comece a fazer algum sentido recomendar 32GB em alguns casos.

Os tempos estão a mudar, temos uma nova geração de consolas no mercado, e como tal, é boa ideia começar a preparar-se para jogos mais exigentes!



(Opinião) 32Gb de memória RAM vai ser o standard para 2021?

32gb de memória ram

Há alguns meses atrás, fizemos uma análise a meter os 8Gb vs 16GB vs 32Gb, chegando à conclusão que 8GB já não servem, mas que os 16Gb continuam a ser o sweet spot, especialmente se conseguir um kit de qualidade com bons timings e velocidades acima dos 3200MHz.

No entanto, em 2021 talvez comece a fazer algum sentido apostar nos 32Gb, dependendo do orçamento da máquina em questão.

Afinal de contas, Call of Duty Warzone já é um autêntico comilão de memória, o Flight Simulator 2020 também já começa a ser exigente neste campo, e temos toda uma nova geração de jogos a caminho, que vão obviamente começar a mudar as ‘regras’. Curiosamente, Cyberpunk 2077 não é o melhor exemplo, mas é um jogo que ganha bastante ao ter mais que 16GB para esticar as pernas.

Exemplo (Flight Simulator 2020 em 4K com uma RTX 3090 a utilizar 17Gb de memória RAM):

32gb de memória ram

Portanto, sim, já consigo perceber alguns casos em que 32GB possam fazer sentido. Ainda assim, se a escolha for entre ter um SSD mais rápido ou com muito mais capacidade, e 32GB de memória, um CPU mais poderoso, ou uma placa gráfica mais potente, é provável que continue a deixar os 32Gb de lado.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

 

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também