Se por ventura pudesse meter a quantidade de RAM que quisesse no seu PC… Quanto Gigas metia? Até agora, eu diria sempre 16GB, porque na grande maioria das vezes, a memória ‘extra’ seria sempre um desperdício de recursos. Mas em 2021 talvez comece a fazer algum sentido recomendar 32GB em alguns casos.
Os tempos estão a mudar, temos uma nova geração de consolas no mercado, e como tal, é boa ideia começar a preparar-se para jogos mais exigentes!
(Opinião) 32Gb de memória RAM vai ser o standard para 2021?
Há alguns meses atrás, fizemos uma análise a meter os 8Gb vs 16GB vs 32Gb, chegando à conclusão que 8GB já não servem, mas que os 16Gb continuam a ser o sweet spot, especialmente se conseguir um kit de qualidade com bons timings e velocidades acima dos 3200MHz.
No entanto, em 2021 talvez comece a fazer algum sentido apostar nos 32Gb, dependendo do orçamento da máquina em questão.
Afinal de contas, Call of Duty Warzone já é um autêntico comilão de memória, o Flight Simulator 2020 também já começa a ser exigente neste campo, e temos toda uma nova geração de jogos a caminho, que vão obviamente começar a mudar as ‘regras’. Curiosamente, Cyberpunk 2077 não é o melhor exemplo, mas é um jogo que ganha bastante ao ter mais que 16GB para esticar as pernas.
Exemplo (Flight Simulator 2020 em 4K com uma RTX 3090 a utilizar 17Gb de memória RAM):
Portanto, sim, já consigo perceber alguns casos em que 32GB possam fazer sentido. Ainda assim, se a escolha for entre ter um SSD mais rápido ou com muito mais capacidade, e 32GB de memória, um CPU mais poderoso, ou uma placa gráfica mais potente, é provável que continue a deixar os 32Gb de lado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.