(Especial/Análise) 8Gb, 16Gb ou 32Gb de RAM? Qual é a diferença?

(Especial/Análise) 8Gb, 16Gb ou 32Gb? – Comprar um PC nunca é uma tarefa fácil, especialmente se formos fazer uma build personalizada, onde a escolha de todos os componentes está nas nossas mãos! Dito isto… Com a queda do preço recente na memória RAM, existe muito boa gente a pensar em saltar diretamente do tradicional ‘sweet spot’ dos 16GB para os cada vez mais apetecíveis 32Gb!



Mas será que isto faz sentido?

Afinal de contas, com o passar do tempo, ter mais RAM vai ser uma inevitabilidade!

Como é normal, as aplicações ficam mais pesadas, e vai ser preciso ter muito e boa memória na nossa máquina. No entanto, quando estamos a fazer um PC de raiz, e existe um orçamento a ser cumprido, talvez faça mais sentido pegar no dinheiro de um kit de 32Gb, e investir num processador mais rápido ou placa gráfica mais poderosa.

Entretanto, para perceber como tudo isto funciona, vamos testar diferentes configurações de memória numa máquina que não é topo de gama, nem é velha demais para ser posta no lixo.

Máquina de Teste:

  • Intel Core i7-7700K
  • Gigabyte Z270
  • ASUS GTX 1080 ROG Strix / KFA2 RTX 2060 Super OC
  • Memórias utilizadas: Kit Corsair Dominator Platinum 3200MHz // Kit G.Skill Trident Z 3600Mhz

ram, pc, memória

Afinal de contas, além da compra de um novo PC, também temos muito boa gente com vontade de aumentar a capacidade de memória do seu PC atual, a pensar que tudo isto irá resultar num aumento de performance.

Por isso, é boa ideia ficar atento a este nosso especial, para perceber como é que a quantidade de memória RAM da sua máquina poderá (ou não) influenciar a performance do seu PC.

(Especial/Análise) 8Gb, 16Gb ou 32Gb? O que faz sentido num PC em 2020?

PC

Portanto, quanta memória RAM é o ideal para o seu computador? A velocidade afeta? Ora bem, a resposta pode variar imenso mas temos um teste que vai mostrar algumas diferenças.

Para isto contamos com um Kit de 4 módulos de memória RAM de 8GB de grande qualidade da Corsair (Dominator Platinum RGB) com 3200Mhz e 16CL. Bem como um outro Kit da G.Skill (Trident Z RGB).

Dois packs que além de garantirem muita qualidade, trazem também muitas funcionalidades e claro… Iluminação RGB!

1º Teste – 8GB – 1 x 8 GB RAM 3200MHZ 16CL e 3600MHz (Single-Channel)

Se por acaso tiver um orçamento limitado, ter 8GB num PC não é o fim do mundo! Especialmente se meter 8GB a pensar em meter um outro módulo de 8GB mais tarde.

Em suma, para jogar, 8GB ainda dá para safar. Contudo, se for editar vídeos, ou se precisar de outros tipos de workloads mais pesados (como virtualização), a coisa começa a complicar muito rapidamente.

2º Teste – 16GB – 2 x 8 GB RAM 3200MHZ 16CL e 3600MHz (Dual-Channel)

Iniciar com 8GB de memória RAM e futuramente optar por mais 8GB continua a ser uma excelente estratégia para quem tem um orçamento limitado. Sabe porquê? Olhe para a diferença de performance! É aqui que vai notar o maior salto de performance. O que muito se deve ao Dual-Channel.

Além disto, em boa verdade, 16GB de RAM são o sweet-spot atual para a maior parte dos consumidores!

3º Teste – 32GB – 4 x 8 GB RAM 3200MHZ CL16 2x 16GB 3600MHz CL16 (Dual-Channel)

Se o budget não for problema e a intenção é utilizar o seu computador para a criação de vídeos e projetos, a quantidade de memória RAM passa a ser um fator importantíssimo. No entanto, para gaming será que faz sentido?

A resposta atual é não. Afinal de contas, maior parte das Motherboards para consumidores não traz suporte à funcionalidade Quad-Channel, e claro, se não precisa de muita RAM, o aumento de GB não irá oferecer um aumento de performance palpável. Mas veja o resultado dos testes em baixo.

Como poderá ver, dos 16GB (2 x 8 GB 3200MHZ 16CL Dual- Channel) para os 32GB a diferença ficou dentro das margens de erro. Assim sendo, para Gaming, o Sweet Spot são mesmo os 16GB (2 x8GB) de memória RAM, com boa velocidade, tempo de resposta CL baixo e o Dual-Channel.

Ou seja, em vez de apostar em muita memória, o melhor é mesmo apostar num bom kit de 16Gb.

4º Teste – 16GB (2 x 8 GB 2133MHZ) e 16GB (1 x 16GB 3600Mhz) (Single-Channel)

Para perceber o que vale o Dual-Channel, decidimos também meter estes kits em single, de forma a provar que a capacidade é apenas parte da história.

Conclusão

Como forma de conclusão, decidimos pegar num jogo que depende muito da capacidade e velocidade da memória. E apontamos também para o Benchmark AIDA64, que nos indica a velocidade e latência destas mesmas memória.


(Especial/Análise) 8Gb, 16Gb ou 32Gb? O que faz sentido num PC? – Ademais, o que acham deste tipo de testes? Ficaram com dúvidas? Coloquem as vossas sugestões nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV: Tudo o que precisa de saber acerca do serviço!

Num mundo em que temos cada vez mais serviços de subscrição a ocupar o ecrã da nossa TV, eis que a gigante da pesquisa...

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!