Oops!? Parceiras da Intel estão a parar produção. É o fim!?

Como temos vindo a dizer nos últimos dias, a muito esperada nova gama de placas gráficas Intel, a primeira digna desse nome vinda da histórica gigante dos microprocessadores, está a passar por (mais) alguns momentos difíceis. Aliás, as coisas estão tão más, que começa a ser provável que o lançamento simplesmente não aconteça.

Pior que isso, já existem ‘zuns-zuns’ na indústria, que o projeto Intel liderado por Raja Koduri pode ter os dias contados. Mas vamos por partes.

Oops!? Parceiras da Intel estão a parar produção. É o fim!?

Intel, Arc

Portanto, segundo novas informações, a gama de placas gráficas Arc Alchemist está mesmo com problemas a sério. Afinal de contas, além dos sucessivos adiamentos, performance imprevisível (e abaixo das rivais diretas), parece que as parceiras de produção da Intel estão a ter dificuldades na produção, e também no encaixe desta nova oferta nas suas gamas de produtos.

Aqui a culpa não é só da Intel, mas sim da atual situação de mercado. Afinal, muitas parceiras AIB (Add-In Board) estão com stocks medonhos de placas NVIDIA RTX 20 e RTX 30. Por isso, não querem comprar mais placas, da mesma geração, com níveis de performance similares, que… Bem… Não se vão vender!

Especialmente nesta altura, em que o mercado já olha para o que vem a seguir, na forma das RTX 40 e Radeon RX 7000.

Sendo exatamente por isto, mas não só, que pelo menos uma destas parceiras já decidiu parar a produção de placas Intel!

Aparentemente, neste caso mais específico, além da situação atual do mercado, também existem algumas preocupações com a qualidade dos GPUs Intel Arc.

Conclusão

Em suma, tudo isto pode significar um adeus antecipado ao esforço da Intel no mundo gráfico. As Intel Arc podem nem chegar ao mercado Europeu, o que é certamente uma pena. Faria todo o sentido ver uma gigante como esta no meio da luta gráfica, para meter as velhas gigantes AMD e NVIDIA em sentido.

Especialmente porque a Intel anda a investir forte e feio na produção própria, o que lhe poderia dar alguma vantagem no campo do preço.

 

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

AMD Ryzen 7 7700X sorriu para as câmeras!

Como deve saber, a AMD está a preparar-se para...

Intel Core i9-13900K impressiona em novo teste!

Como deve saber, estamos prestes a dar as boas...

RTX 3080 12GB de volta! NVIDIA com GPUs a mais!

Há algumas semanas noticiámos que a NVIDIA tinha decidido...

AMD Ryzen 7000: Vão ser 10~15% mais caros

Graças a alguns leaks iniciais, era esperado que os...

Descubra quanto tempo de vida resta ao seu SSD!

A maioria dos computadores hoje em dia vêm com...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.