Intel adiou os Core 14000, e deu cabo dos planos da TSMC

De acordo com a TendForce, a Intel viu-se novamente obrigada a adiar o lançamento dos seus novos processadores Core 14000, que deveriam ser lançados algures na primeira metade de 2023.

Ao que tudo indica, com esta mudança de planos, a próxima geração de processadores Intel, apenas deverá chegar às prateleiras no final do próximo ano. Isto, se tudo correr bem, claro está.

Na verdade, isto não é o fim do mundo para a Intel, que está neste momento a preparar-se, e bem, para rivalizar com a AMD no mundo dos processadores! (Core 13000 vs Ryzen 7000). Na verdade, até podemos dizer que seria um pouco ambicioso lançar toda uma nova geração de processadores ‘apenas’ 6 meses depois.

O problema no meio de tudo isto, é que a situação está a arruinar os planos da TSMC para os próximos tempos, devido à incapacidade de arranjar novos clientes, no imediato, para o processo topo de gama de 3nm.

Intel adiou os seus Core 14000, e deu cabo dos planos da TSMC

Intel, core

Portanto, ao que tudo indica, a Intel cancelou a grande maioria das encomendas de produtos assentes nas linhas de 3nm da TSMC. O que por sua vez deixou a gigante dos semicondutores um pouco “à rasca”. Afinal de contas, a única grande fabricante da indústria a querer mais quota de produção nestas linhas é a Apple, mas a gigante Norte-Americana já tem mais do que o suficiente para os planos a curto/médio longo prazo.

Afinal de contas, as outras grandes clientes, onde temos de incluir a AMD, a MediaTek, a Qualcomm, e claro, a NVIDIA, nenhuma delas tem interesse no processo no imediato. Provavelmente apenas em 2024.

Ou seja, a TSMC vê-se assim com 6 meses de produção adiados, e ninguém para preencher este vazio. Sendo exatamente por isso que o investimento nestas linhas vai ser substancialmente mais baixo numa primeira fase, e pelos vistos, as expetativas financeiras também terão de ser revistas para o próximo ano.

Ainda existe a possibilidade de a Intel utilizar este processo de produção como ‘backup’, caso a passagem para o Intel 4 falhe… Mas isso é um grande tiro no escuro, devido à complexidade que é mudar designs à última da hora, para processos de produção tão diferentes.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

AMD Ryzen 7 7700X sorriu para as câmeras!

Como deve saber, a AMD está a preparar-se para...

Intel Core i9-13900K impressiona em novo teste!

Como deve saber, estamos prestes a dar as boas...

RTX 3080 12GB de volta! NVIDIA com GPUs a mais!

Há algumas semanas noticiámos que a NVIDIA tinha decidido...

AMD Ryzen 7000: Vão ser 10~15% mais caros

Graças a alguns leaks iniciais, era esperado que os...

Descubra quanto tempo de vida resta ao seu SSD!

A maioria dos computadores hoje em dia vêm com...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.