Intel está a trabalhar num tipo de processador 100% novo!

O mundo da tecnologia não para de evoluir, como tal, até as grandes fabricantes têm de ter algumas cartas escondidas debaixo da manga. Neste caso, é a Intel, que parece estar a desenvolver um novo tipo de processador com o nome de VPU (Versatile Processing Unit).

Em bom Português, uma Unidade Versátil de Processamento, ou UVP.

Vamos perceber do que se trata?

Intel está a trabalhar num tipo de processador completamente novo!

Intel, core

Portanto, apesar de ainda não termos um anúncio oficial por parte da Intel, já temos muito material na Internet, publicado pela própria gigante do mundo dos processadores. Qual é o propósito deste VPU? Bem, é acelerar workloads IA.

Aliás, ao que tudo indica, esta novidade já vai fazer parte dos processadores Intel Core 14000 (Meteor Lake), que deverão chegar às prateleiras algures em 2023. É uma tecnologia que provavelmente vem da Movidius, uma empresa adquirida pela Intel em 2016.

Para quê esta aposta?

Bem, não é novidade nenhuma dizer que o IA é a palavra do dia, no mundo da computação. Todas as grandes empresas estão a investir forte e feio nesta tecnologia. Mas no caso da Intel, as coisas têm mesmo de ser um pouco diferentes.

Aliás, este VPU demonstra aquilo que é a estratégia a médio/longo prazo da Intel para o mundo dos computadores. Especialmente nestes tempos mais assertivos, em que grandes empresas, antigas parceiras, como a Apple, ou até a Samsung, começam a perceber que conseguem fazer processadores ‘in-house’ mais poderosos, mais eficientes, e claro, à medidos dos seus próprios produtos.

A Intel precisa de uma forma de se manter competitiva, e pelos vistos, o novo VPU é uma dessas soluções.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Será uma forte aposta da Intel no mercado? Ou é apenas um dos caminhos que a gigante descobriu para se manter forte e desejada no mercado de processadores?

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir ou no símbolo da estrela no canto superior direito.

Subscrever

Outros artigos

Corsair já tem SSD capaz de chegar aos 10GB/s

Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, o novo...

Se anda de trotinete pode ter de pagar estas multas!

Não há dúvida que as trotinetes são bastante úteis....

AMD Ryzen 7 7700X sorriu para as câmeras!

Como deve saber, a AMD está a preparar-se para...

Windows 11 22H2: a nova versão chega a 20 de Setembro!

Quem andava ansioso pela nova versão do Windows 11,...

Para estar seguro não basta apagar o histórico do Chrome!

Pelas mais variadas razões podemos ter necessidade de apagar...
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.