Oops!? Microsoft deixou escapar código fonte do Windows e Office!

Pois bem, parece que a gigante do software Microsoft acabou de ser atacada por um hacker de alto gabarito, visto que o atacante foi capaz de ter acesso ao código fonte dos produtos mais valiosos da gigante Norte Americana! Estamos a falar do Windows, Office e até da plataforma Azure! O ‘big three’ no que às receitas diz respeito.

Microsoft

Portanto, o hacker já veio a público afirmar que teve acesso ao Github privado da empresa, onde conseguiu ‘roubar’ cerca de 500GB de informação confidencial. Um ataque que pode valer milhões em prejuízos para os cofres da Microsoft, e uns quantos milhões para o cofre do hacker.

Como prova, o hacker já revelou várias imagens do código roubado de forma a sustentar todas as suas afirmações.

Isto é assim tão mau para a Microsoft?

(Atualização: Fonte apontam para que a informação roubada seja real, mas nenhuma da informação é de extrema importância ou capaz de criar problemas à Microsoft no futuro. Será isto verdade? Ou é apenas controlo de danos?)

É impossível saber se o hacker teve ou não acesso à totalidade do código fonte dos produtos Microsoft, ou se apenas partes esquecidas neste GitHub privado. No entanto, já vários especialistas vieram a público dizer que tudo isto poderá significar prejuízos avultados para as contas da empresa fundada por Bill Gates.

Curiosamente, inicialmente a Microsoft não acreditou no que estava a acontecer. Mas depois da publicação das imagens, parece que as equipas estão agora a todo o gás para tentar remendar o dano causado. Possivelmente até poderá estar em cima da mesa a possibilidade de tentar ‘comprar’ o código de volta para não ter lidar com coisas piores no futuro.

Ao fim ao cabo, é provável que o produto deste roubo já esteja à venda algures na internet, não existindo qualquer informação sobre algum pedido de resgate à própria Microsoft.

Entretanto, fique também a saber que este hacker ficou conhecido no passado por ter conseguido invadir os computadores da Tokopedia, a maior empresa de comércio eletrónico da Indonésia, publicando na Internet os dados pessoais de 91 milhões de utilizadores da plataforma.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.