Oops!? Huawei e Honor apanhadas a fazer batota nos benchmarks!


Por em

Nesta altura do campeonato, já deve saber que não deve confiar cegamente nos resultados dos testes benchmark! Não porque os testes são mal feitos, ou porque não são confiáveis… Mas sim porque falsificá-los tem sido uma prática recorrente de alguns fabricantes, especialmente os Chineses.

Pelo menos, isto é o que o presidente da divisão de Software da Huawei ‘Mr. Wang Chenglu’ pensa!

Pois, depois da OnePlus e Meizu serem apanhadas com a mão na massa, eis que agora é a vez da Huawei e da Honor de serem apanhadas a fazer batota para conseguir alcançar pontuações mais altas do que aquilo que seria suposto.

Esta infeliz descoberta foi feita pelo site ‘Anandtech’, que detetou alguns resultados estranho enquanto testava telemóveis topo de gama da Huawei e da Honor… Por isso decidiram averiguar o que se passava.

Um teste inicial ao Huawei P20 e P20 Pro, resultava numa classificação gráfica um pouco mais baixa do que seu antecessor, o Huawei Mate 10 que partilha o mesmo SoC, o Kirin 970, e claro o mesmo GPU com exatamente a mesma frequência.

Dito isto, voltaram a ver o mesmo comportamento com o novo Honor Play…

Huawei Honor batota

Em suma, estes telemóveis são capazes de detetar quando o utilizador está a utilizar uma qualquer aplicação benchmark! Aumentando a sua performance temporariamente, para conseguir resultados significativamente mais altos.

Mas talvez o pior no meio disto tudo, é que a empresa Chinesa decidiu usar estas pontuações para promover a venda dos aparelhos!

De forma incrível, estes telemóveis conseguem alcançar até mais 50% de performance com o ‘modo batota‘ ligado! Contudo, enquanto tem este modo ligado, aquece e consome muito mais bateria do que aquilo que é habitual.

No entanto, é preciso dizer que a Huawei admitiu esta prática na IFA 2018, e já prometeu uma maior transparência no futuro! De acordo com ‘Mr. Wang Chenglu’, falsificar os resultados destes testes benchmark é agora uma prática normal na China, e por isso a empresa teve de se adaptar.


O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Android

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Vivo X23 oficializado: Tudo o que precisa de saber!

ASUS ROG Phone apresentado na Comic Con Portugal 2018

Seguinte