Apesar da chegada das motherboards AMD B550 há apenas dois meses… A Gigabyte já se viu obrigada a lançar uma segunda versão das suas boards B550 AORUS Elite e Elite AX. Porquê? Ao que tudo indica, a gigante dos componentes para PC ficou sem stock do componente ‘PWM Doubler’, algo essencial nestes dois modelos.
Oops! A Gigabyte viu-se obrigada a redesenhar as boards B550
Portanto, caso não saiba, as VRMs (Voltage Regulator Module) são essenciais nas motherboards para ‘transformar’ a energia vinda da fonte de alimentação para algo que o CPU consiga receber sem explodir. No entanto, estas VRMs não podem funcionar sozinhas, e como tal, têm um controlador PWM para gerir as fases de energia da motherboard. (Quantas mais fases de energia tiver uma motherboard… Melhor! Contudo, é algo que também encarece o produto final)
Dito tudo isto, ao utilizar PWM Doublers, as fabricantes conseguem ter um controlador para duas fases, em vez de ter de implementar um controlador para cada fase. É uma maneira segura, e significativamente mais barata de garantir um design de 12 fases (Contudo, é inferior a ter 12 fases ‘reais’.)
Pois bem, chegando ao cerne da questão, a Gigabyte tem usado estes ‘doublers’ nas suas B550 AOrus Elite. Contudo, o stock chegou ao fim, o que obrigou a fabricante a passar para um design de 12 fases ‘real’, e claro, estamos a falar de algo que obrigou ao aumento de preço destes modelos.
Isto é interessante porque a Gigabyte é uma das maiores fabricantes de motherboards do planeta. Por isso, se esta gigante ficou sem stock, é muito provável que outras também fiquem sem este componente chave… Será que vamos ver vários redesigns nas motherboards já lançadas, com subidas de preço a acompanhar?
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!