Inicio Hardware (RAM) O que é melhor? Ter um módulo de 8GB ou dois...

(RAM) O que é melhor? Ter um módulo de 8GB ou dois de 8GB?

O preço dos chips que dão vida ao armazenamento SSD e módulos de memória RAM estão em autêntica queda livre. O que claro está, vai meter muito boa gente no mercado à procura de boas oportunidades de atualização da sua fiel máquina do dia-a-dia… Ou quem sabe, a construção de um novo e poderoso PC para trabalhar e jogar.

No entanto, ainda existe uma grande dúvida no mundo da memória RAM! Ao fim ao cabo, existem vários tipos de configuração. Por exemplo, se quiser 8GB de RAM, pode optar por um único módulo com 8 GB ou dois módulos com 4 GB cada. O que é melhor? Ter tudo num único módulo, ou ter dois módulos com menor capacidade?

(Especial) O que é melhor? Ter um módulo de 8GB de RAM ou 2 módulos de 8GB?

RAM)

Portanto, caso já tenha visto os nossos artigos de builds, eu meto sempre apenas 8GB de memória RAM nos PCs mais baratos. E claro, opto sempre por meter apenas um único módulo. Mas isto tem um propósito muito simples… O futuro!

Ou seja, aconselho apenas um módulo de 8 GB, para deixar aberta a opção de compra de um outro módulo de 8 GB no futuro próxima, para fazer os tão desejados 16 GB numa configuração dual-channel.

Dual-Channel? O que é isso?

Muito resumidamente, esta é a grande razão pela qual ter dois módulos é quase sempre superior a ter apenas um módulo de RAM DDR4. Sabe porquê? É simples, à medida que a tecnologia evoluiu, foi fácil perceber que aumentar apenas a frequência da memória não era suficiente.

Por isso, as equipas de engenharia arranjaram uma outra solução, alterando o controlador de memória para que este conseguisse trabalhar com dois módulos de memória ao mesmo tempo. Daí o termo ‘Dual-Channel’ ou ‘Duplo-Canal’.

Em suma, esta funcionalidade permite ao chipset ou processador fazer uma comunicação com dois canais de memória em simultâneo. Assim, os dois módulos trabalham ao mesmo tempo, duplicando a largura de banda do BUS.

É por isso que ter dois módulos de memória RAM idênticos resulta num aumento significativo de performance. Sendo esta a opção preferível em qualquer PC que deseja montar.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

O iPhone 12 não vai ter direito a um evento ‘massivo’!?

O CEO da gigante AT&T parece ter uma opinião bastante curiosa em relação ao lançamento do iPhone 12 no próximo mês. Afinal de contas,...

É este o potencial da PlayStation 5? Miles Morales a 60FPS!

A PlayStation 5 está prestes a chegar às prateleiras em duas versões, a versão 'normal' de 499€ e a versão 'Digital Edition' de 399€....

WhatsApp recebe imagens autodestrutivas! Veja como funciona

O WhatsApp tem estado a testar uma novidade de imagens autodestrutivas nos últimos meses. As primeiras provas surgiram pela primeira vez no início deste...

Super Mario 64: já pode instalar num smartphone Android!

O Super Mario 3D All-Stars chegou e dá-nos acesso aos primeiros três jogos de plataformas da série. Dito isto, levamos para casa o Super...

Aprende Android! O iOS 14 já está em 25% dos aparelhos!

Um dos grandes defeitos do Sistema Operativo Android é a sua segmentação. Ou seja, eu posso ter Android 10 no meu Note 20 Ultra,...