OnePlus está a mentir no zoom ótico de 3x do OnePlus 7 Pro?

OnePlus 7

A OnePlus aparentemente exagerou um bocadinho no que diz respeito ao zoom ótico de 3x do mais recente topo-de-gama, OnePlus 7 Pro. Na prática parece que estamos perante um zoom de 2,2x. O site Android Police relata que a câmara tripla corta as imagens tiradas com um zoom de 2,2x. Assim parece que estamos perante um zoom de 3x.

Uma mentira conveniente no OnePlus 7 Pro? 

Isto foi descoberto de uma forma muito original. Na prática, alguns utilizadores deram conta que o OnePlus 7 Pro possui um campo de visão mais amplo no modo retrato do que no modo de zoom de 3X. O smartphone utiliza apenas a lente telefoto para fotografar no modo retrato. Assim, se realmente tem um zoom óptico de 3X, não deveria haver diferença no campo de visão para os dois modos. O efeito em tempo real pode ser visto aqui.

A câmara telefoto do OnePlus 7 Pro consiste num sensor de 13MP (SK53M5). No entanto, a OnePlus anuncia esta câmara como oferecendo um zoom óptico de 3x. Por outras palavras, o OnePlus está a utilizar o zoom nativo de 2,2x do sensor para retratos, mas corta a imagem para parecer que é um zoom de 3x. Num comunicado enviado ao site Android Central, a OnePlus evitou chamá-lo “zoom óptico de 3x”, afirmando que se consegue um zoom de 3x com “sem zoom digital ou perda de detalhes”.

Eis a resposta da OnePlus: 

“O OnePlus 7 Pro possui zoom de 3x sem zoom digital ou perda de detalhes. A câmara telefoto serve duas finalidades principais. Zoom de 3x e fotografia no modo retrato. Assim, muda o campo de visão dependendo do modo da câmara. Com zoom de 3x, a câmara telefoto disponibiliza as imagens anunciadas sem perda de 8 megapixels. O modo retrato utiliza os 13 megapixéis do sensor na câmara telefoto.”

Então afinal o que se está a passar?

O site Digital Camera World refere que a OnePlus parece estar a utilizar um “composto de dados de imagem” do sensor de 48MP e a lente de zoom ótico para criar as fotos digitais. Isto é uma grande diferença para tecnologias como o zoom hibrído. A da Huawei utiliza técnicas de super resolução e upscaling muito diferentes das da OnePlus.

Os resultados são claramente muito bons. Até mesmo o Dx0mark concorda. No entanto, é discutível se a OnePlus deveria anunciar o smartphone como tendo zoom óptico de 3x ou uma câmara telefoto 3x. A Huawei normalmente evita isso nos seus smartphone. Promove o fator de zoom nativo (3x ou 5x) e utiliza a designação “zoom híbrido”.

Vale a pena assinalar que esta não é a primeira vez em que a OnePlus lida com este tipo de questões. O OnePlus 5 foi inicialmente vendido como fazendo zoom óptico de 2X. No entanto, mais tarde foi esclarecido que o dispositivo estava a efetuar um zoom óptico de 1,6X. Os restantes 0,4X eram obtidos através da tecnologia de captura múltipla inteligente.