OnePlus está a mentir no zoom ótico de 3x do OnePlus 7 Pro?

A OnePlus aparentemente exagerou um bocadinho no que diz respeito ao zoom ótico de 3x do mais recente topo-de-gama, OnePlus 7 Pro. Na prática parece que estamos perante um zoom de 2,2x. O site Android Police relata que a câmara tripla corta as imagens tiradas com um zoom de 2,2x. Assim parece que estamos perante um zoom de 3x.

Uma mentira conveniente no OnePlus 7 Pro? 

Isto foi descoberto de uma forma muito original. Na prática, alguns utilizadores deram conta que o OnePlus 7 Pro possui um campo de visão mais amplo no modo retrato do que no modo de zoom de 3X. O smartphone utiliza apenas a lente telefoto para fotografar no modo retrato. Assim, se realmente tem um zoom óptico de 3X, não deveria haver diferença no campo de visão para os dois modos. O efeito em tempo real pode ser visto aqui.

A câmara telefoto do OnePlus 7 Pro consiste num sensor de 13MP (SK53M5). No entanto, a OnePlus anuncia esta câmara como oferecendo um zoom óptico de 3x. Por outras palavras, o OnePlus está a utilizar o zoom nativo de 2,2x do sensor para retratos, mas corta a imagem para parecer que é um zoom de 3x. Num comunicado enviado ao site Android Central, a OnePlus evitou chamá-lo “zoom óptico de 3x”, afirmando que se consegue um zoom de 3x com “sem zoom digital ou perda de detalhes”.

Eis a resposta da OnePlus: 

“O OnePlus 7 Pro possui zoom de 3x sem zoom digital ou perda de detalhes. A câmara telefoto serve duas finalidades principais. Zoom de 3x e fotografia no modo retrato. Assim, muda o campo de visão dependendo do modo da câmara. Com zoom de 3x, a câmara telefoto disponibiliza as imagens anunciadas sem perda de 8 megapixels. O modo retrato utiliza os 13 megapixéis do sensor na câmara telefoto.”

Então afinal o que se está a passar?

O site Digital Camera World refere que a OnePlus parece estar a utilizar um “composto de dados de imagem” do sensor de 48MP e a lente de zoom ótico para criar as fotos digitais. Isto é uma grande diferença para tecnologias como o zoom hibrído. A da Huawei utiliza técnicas de super resolução e upscaling muito diferentes das da OnePlus.

Os resultados são claramente muito bons. Até mesmo o Dx0mark concorda. No entanto, é discutível se a OnePlus deveria anunciar o smartphone como tendo zoom óptico de 3x ou uma câmara telefoto 3x. A Huawei normalmente evita isso nos seus smartphone. Promove o fator de zoom nativo (3x ou 5x) e utiliza a designação “zoom híbrido”.

Vale a pena assinalar que esta não é a primeira vez em que a OnePlus lida com este tipo de questões. O OnePlus 5 foi inicialmente vendido como fazendo zoom óptico de 2X. No entanto, mais tarde foi esclarecido que o dispositivo estava a efetuar um zoom óptico de 1,6X. Os restantes 0,4X eram obtidos através da tecnologia de captura múltipla inteligente.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Gboard: já pode personalizar como nunca o teclado da Google!

Não há dúvidas de que o teclado da Google, o Gboard é um dos melhores e mais utilizados. Funciona bem e disponibiliza diversas funcionalidades....

Ataques informáticos dão 35 anos de prisão a homem de 32 anos!

Muitas pessoas acham que estão a salvo por fazerem atividades ilícitas atrás de um computador. No entanto isto não podia estar mais longe da...

Não jogue estes jogos! São considerados os mais tóxicos!

Se por acaso costuma jogar diariamente os mais diversos vídeo jogos então certamente deverá saber que existem uns com comunidades mais tóxicas do que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!