Onda de calor: o que fazer se o motor do seu carro aquecer?

Ligações rápidas

Por vezes o seu automóvel necessita de mais do que uma manutenção regular e só se aperceberá de que algo está errado quando aparecer uma luz de aviso no seu painel de instrumentos. O sobreaquecimento do motor pode ser causado por uma série de razões, tais como conduzir durante longos períodos num dia quente, termóstato avariado, fuga de líquido de refrigeração, bomba de água avariada, níveis de óleo baixos, entre outras razões. Para não ter surpresas vamos dizer-lhe o que fazer se o motor do seu carro aquecer sobretudo nesta onda de calor.

Onda de calor: o que fazer se o motor do seu carro aquecer?

Para além de o indicador da temperatura do motor atingir o vermelho existem outros sinais que indicam que tem um problema. Pode notar vapor a sair de debaixo do capot, um cheiro doce (fuga de líquido de refrigeração) ou um cheiro a queimado (fuga de óleo). Quando isto acontece, deve desligar imediatamente o ar condicionado (se estiver ligado) e ligar o aquecedor no máximo.

Pode estar relutante em fazer isto, especialmente se estiver calor lá fora, mas este é um passo vital para proteger o seu motor de danos. Desligar o ar condicionado reduz o stress no motor e ligar o aquecedor afasta o calor do motor.

Em seguida, é importante encontrar um local seguro para encostar. Uma vez num local seguro, desligue o veículo, ligue as luzes de perigo e o triângulo. Deixe o motor arrefecer durante pelo menos 15 minutos, mas quanto mais tempo, melhor. Enquanto espera, comece a planear a verificação do seu veículo por um mecânico certificado. A melhor estratégia é pedir a um reboque que leve o seu veículo até à oficina mais próxima ou, se tiver um amigo que tenha um atrelado, pode também optar por essa via.

Se não conseguir pedir ajuda a um reboque ou a um amigo pode voltar a ligar o motor e conduzir cautelosamente até à oficina mais próxima. Certifique-se de que observa o indicador de temperatura e, se voltar a sobreaquecer, repita o processo acima mencionado.

O que não deve fazer

Agora que já sabe o que fazer quando o seu motor sobreaquece, também há coisas a evitar. Em primeiro lugar, não entre em pânico e mantenha a calma. Procure um local seguro para encostar, especialmente se estiver a conduzir na autoestrada ou na via rápida. Também pode ser tentador abrir o capô logo depois de encostar, mas evite fazê-lo.

luz de verificação do motor, motor com problemas, erro P0128, luz de verificação do motor, motor do carro aquecer
Yellow lit engine error sign on car dashboard close up

Além disso, é fundamental não ignorar o problema. Um motor sobreaquecido é grave e pode implicar a reparação de uma junta da cabeça, a compra de um motor de substituição ou de um veículo novo se o problema não for resolvido. Mesmo que pareça que o problema foi resolvido depois de adicionar líquido de refrigeração, é melhor fazer uma inspeção, só para ter a certeza.

Por fim, existem formas de evitar o sobreaquecimento do motor. Cumprir os intervalos de manutenção recomendados pode ser a diferença entre chegar ao seu destino e ficar encalhado. De vez em quando, faça uma inspeção completa ao seu motor, radiador, fluidos e outros componentes vitais.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados