Se ligou o ar condicionado do carro e não dá frio faça já isto!

O ar condicionado faz toda a diferença quando começam os dias mais quentes. Por isso, se tiver aumentado o nível do ar condicionado do seu carro para o número mais alto e este não estiver a soprar ar fresco como é suposto, pode ser alarmante. Há uma série de razões pelas quais isto pode estar a acontecer. Poderá estar a pensar que o seu veículo precisa apenas de ser carregado. Mas, por vezes, não é essa a reparação de que o seu veículo precisa. Assim se ligou o ar condicionado do carro e não dá frio faça já isto!

Se ligou o ar condicionado do carro e não dá frio faça já isto!

O sistema de ar condicionado do seu automóvel possui várias peças complexas. Assim juntam-se para produzir o ar fresco que circula e lhe traz algum conforto. Se um componente não estiver a funcionar corretamente, por exemplo, uma fuga, uma correia partida ou um condensador avariado, o ar condicionado pode ter dificuldade em funcionar como deveria.

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Quando algum dos componentes tem um problema

Quando qualquer parte do sistema de AC não está a funcionar corretamente, pode não conseguir aproveitar a circulação de ar fresco no seu automóvel. Se o compressor não estiver a funcionar corretamente, talvez devido a uma correia de transmissão partida ou a desgaste geral, o gás não será pressurizado corretamente.

O condensador arrefece o refrigerante quente e pressurizado e converte-o novamente em líquido. Se estiver bloqueado por detritos, danificado ou se o fluxo de ar estiver obstruído, não consegue dissipar corretamente o calor e o sistema não consegue arrefecer o líquido de refrigeração, o que significa que o ar soprado para dentro do seu automóvel não estará fresco.

alternador do carro está com problemas

Se o acumulador funcionar mal, a humidade e a sujidade podem acumular-se no sistema. Este componente limpa e seca o líquido de refrigeração. A humidade, em particular, é problemática porque pode congelar, causando bloqueios que impedem o fluxo suave do refrigerante, ou pode reagir com o refrigerante para formar ácidos corrosivos que danificam o sistema.

Se a válvula de expansão, que regula a quantidade de refrigerante que flui para o evaporador, ficar presa, é outro problema. No caso de estar  presa, demasiado refrigerante flui para o evaporador e não arrefece o suficiente. Se estiver fechada, não passa líquido de refrigeração suficiente e o evaporador não consegue absorver calor suficiente do ar.

O evaporador retira o calor do automóvel. Se estiver congelado, o que pode acontecer se houver demasiada humidade no sistema, o ar não consegue passar corretamente através dele. Se estiver sujo ou danificado, é outro fator que afecta a sua capacidade de extrair calor.

Por último, mas não menos importante, se tiver pouco refrigerante, que pode ser conhecido como gás de ar condicionado, talvez devido a uma fuga, será difícil fazer com que o sistema arrefeça o seu automóvel.

O que fazer para resolver os problemas

Se o líquido de refrigeração estiver baixo, em primeiro lugar, é necessário garantir que não existem fissuras ou fugas na mangueira que contém o líquido de refrigeração. A simples adição de mais líquido de refrigeração não resolverá o problema subjacente. Para isso, pode ser necessário um mecânico profissional. Encontrar fugas dá trabalho.

Por vezes, basta reparar uma fenda, reparar um fusível ou limpar um condensador entupido para que o sistema de ar condicionado passe a bombear ar fresco pelas aberturas de ventilação do automóvel. No entanto, o diagnóstico do problema nem sempre é tão simples.

O sistema de ar condicionado funciona em estreita colaboração com o motor. Embora existam tarefas de manutenção do motor que pode efetuar sozinho, é sempre boa ideia recorrer a um mecânico profissional para diagnosticar o sistema de ar condicionado. Eles têm as ferramentas e os conhecimentos necessários para identificar rapidamente os problemas e reparar ou substituir corretamente o que for necessário.

Entretanto poderá poupar dinheiro se substituir o filtro de ar do seu automóvel. Para manutenção geral, não é má ideia abrir as janelas durante alguns segundos enquanto conduz e espera que o ar condicionado arrefeça. Devido à forma como o sistema de ar condicionado do seu automóvel foi concebido, funciona mais rapidamente quando o motor está a trabalhar.

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Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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