Segunda-feira, Julho 14, 2025

Cuidado com estes objetos no carro se vai conduzir

Colocar uma garrafa de água, um portátil ou uma mala no banco do passageiro ou no chão do carro antes de arrancar é algo que muitos de nós fazem sem pensar duas vezes. No entanto, esses objetos do dia a dia podem transformar-se em verdadeiras ameaças em caso de acidente. Mesmo que esteja ao volante de um veículo com elevada classificação de segurança, objetos soltos podem representar um risco grave para todos os ocupantes. Para não ter surpresas cuidado com estes objetos no carro se vai conduzir!

Cuidado com estes objetos no carro se vai conduzir

A lógica é simples: quando um carro circula a alta velocidade, qualquer colisão multiplica a força do impacto. Dentro do habitáculo, esses objetos aparentemente inofensivos tornam-se projéteis que continuam em movimento até embaterem em algo – ou pior, em alguém. Uma simples garrafa de inox pode atingir a cabeça ou o tronco com uma força brutal, provocando contusões, cortes profundos ou até lesões internas graves. E não se pense que só os objetos pesados são perigosos. De facto, até chaves ou uma caneta podem causar ferimentos numa colisão.

auto: isto transforma uma garrafa de água num projétil! cuidado

De acordo com Sean Kane, especialista em investigação de acidentes da empresa norte-americana Safety Research and Strategies, objetos soltos no carro tornam-se responsáveis por cerca de 13000 feridos todos os anos.

Como reduzir os riscos?

Apesar dos avanços tecnológicos em matéria de segurança automóvel, os acidentes continuam a acontecer. No entanto, é possível minimizar os riscos associados a objetos soltos com algumas medidas simples e eficazes.

A regra de ouro é guardar ou prender tudo o que não estiver fixo antes de começar a conduzir. Portáteis, telemóveis, mochilas e sacos devem ser colocados em compartimentos fechados, como o porta-luvas ou a consola central. Se estiver a conduzir um automóvel normal, o ideal é guardar objetos maiores na bagageira, longe dos ocupantes. Esta atua como uma barreira natural em caso de colisão.

Já para quem conduz um SUV, carrinhas ou hatchbacks, o espaço de carga traseiro é a melhor solução. No entanto, é essencial utilizar redes de carga, compartimentos, caixas ou cintas para evitar que objetos como equipamento desportivo ou sacos de compras se desloquem durante uma travagem brusca ou acidente. Telemóveis e dispositivos eletrónicos devem estar em suportes apropriados, e os objetos pequenos podem ser armazenados em compartimentos próprios ou debaixo dos bancos.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Últimas

Leia também