A experiência de utilizar uma televisão com Google TV varia bastante consoante a marca, mesmo que todas ofereçam a mesma base. Ou seja, acesso às mesmas apps, serviços de streaming, canais e jogos. A qualidade do ecrã, o desempenho do hardware e o nível de personalização da interface feita pelos fabricantes continuam a ser fatores determinantes. No entanto, uma nova funcionalidade anunciada pela Google promete trazer mudanças ao modo como interagimos com as aplicações na Google TV.
As aplicações na Google TV podem passar a irritar! Sabe porquê?
Durante a conferência Google I/O 2025, a empresa de Mountain View revelou que a API de avaliações da Play Store (In-App Review API) está a ser expandida para os dispositivos com Google TV. Na prática, isto significa que as aplicações vão começar a pedir aos utilizadores para deixarem avaliações e opiniões diretamente a partir da televisão. Isto enquanto estão a usar a app.
Embora esta novidade tenha potencial para melhorar a qualidade das apps — afinal, os programadores terão mais feedback dos utilizadores —, existe o risco de essas mensagens se tornarem intrusivas. A Google recomenda que os programadores apresentem estes pedidos apenas em momentos apropriados. Ou seja, idealmente quando a interface está inativa. Contudo, não existe forma de desativar completamente estas notificações. Isto se o programador decidir integrá-las na app. Ou seja, poderá não as ver em todas as aplicações, mas será algo cada vez mais comum.
Caso não pretenda deixar uma avaliação no momento em que surgir o pedido, pode simplesmente selecionar a opção “Agora não”. Outra alternativa é avaliar a app através do telemóvel ou tablet Android. Isto desde que esteja ligado à mesma conta Google utilizada na TV. Ao escolher a opção “Avaliar noutro dispositivo”, será enviada uma notificação da Play Store para o seu smartphone, permitindo concluir a avaliação de forma mais prática.
É possível dar uma classificação com o comando da televisão
No entanto para escrever comentários mais completos, o melhor será mesmo usar o teclado do seu smartphone ou o recurso de ditado por voz do Gboard. Além disso, o seu telemóvel Android pode ser usado como controlo remoto virtual. Também para instalar aplicações remotamente ou facilitar outras interações com a sua Google TV.
Estas pequenas funcionalidades e integrações tornam o ecossistema Google mais fluido. No entanto com a chegada destas avaliações automáticas, os utilizadores vão ter de se habituar a uma nova camada de interação. Pode ser útil, mas também potencialmente irritante se mal implementada. Resta esperar para ver como as diferentes apps vão adotar esta novidade e se os programadores seguirão as boas práticas recomendadas pela Google.