As pessoas não querem trocar o Windows 7 pelo Windows 10!

O Windows 7 foi lançado em 2011 e uma década depois o grande substituto é o Windows 10. Ora apesar do tempo que já passou e 11 anos de patches depois, as pessoas não estão prontas para dizerem adeus ao Windows 7. É que nem o fim do suporte teve um grande efeito e revelou que as pessoas não o vão abandonar.

As pessoas não querem trocar o Windows 7 pelo Windows 10!

Já não há mais atualizações de segurança ou outras a serem lançadas para este sistema operativo. Aliás é por esse motivo que a Microsoft aconselha as pessoas a mudarem para o Windows 10, ou outro sistema operativo compatível como o Windows 8.1.

Os dados publicados pela NetMarketShare revelam que a plataforma Windows 7 quase não mudou entre janeiro e setembro, já que o sistema operativo perdeu apenas 2 por cento da sua participação no mercado.

Ele tinha 25,56% de participação de mercado em janeiro. Atualmente está nos 22,71% dos dispositivos. Na verdade, a participação de mercado do Windows 7 aumentou no mês passado, à medida que mais utilizadores deixaram o Linux.

Entretanto a participação do Windows 7 aumentou de 22,31% em agosto para 22,71% em setembro. Ao mesmo tempo, a participação de mercado do Windows 10 também saltou dos 60,57% para 61,26%.

Windows 7 Windows 10

A Microsoft ganhou esta participação de mercado adicional às custas do Linux, já que as últimas estatísticas de setembro mostram uma grande queda na utilização deste sistema operativo.

Entretanto a participação de mercado do Linux melhorou muito desde abril, mas parece que mais utilizadores estão a voltar ao Windows. No mês passado, a participação de mercado do Linux diminuiu 50% e atualmente está em 1,14% dos PCs. Em agosto, o Linux está a rodar em 2,33% dos PCs.

O aumento do Linux

Em Maio, o aumento na utilização do Linux pode dever-se, segundo o Windows Latest, ao tele-trabalho. No entanto, como as empresas estão a abrir os seus escritórios novamente, as pessoas vão voltar assim ao Windows.

Entretanto, a estagnação do Windows XP continua, mas um pequeno número de pessoas ainda o continua a utilizador. Em setembro de 2020, o Windows XP ainda era encontrado em 0,78% dos dispositivos.

No mês passado, a participação de mercado do Windows 8.1 também aumentou de 2,69% para 2,99%.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também