O Wi-Fi está prestes a receber a maior atualização das últimas décadas!

Muito resumidamente, o Wi-Fi está finalmente a evoluir forte e feio! Afinal de contas, depois de uma longa reunião, a comissão federal de comunicações (FCC) votou a favor de se abrir uma parcela de espectro na faixa 6GHz (Wi-fi 6E) para uso não licenciado. Um espetro que será primeiramente direccionado para a área dos negócios (ainda este ano) e que com o tempo permitirá a quem a utilizar, usufruir de conexões mais rápidas e confiáveis, a pensar na próxima geração de dispositivos. Incluindo os cada vez mais populares IoT.

Dito isto, esta é facilmente uma das maiores atualizações já feitas às redes de Internet Wi-Fi e que basicamente irá quadruplicar o espaço disponível na rede. A ideia é garantir que no futuro, seja possível que mais routers ou dispositivos se conectem sem que hajam falhas de rede ou falta de conexão.

Wi-Fi vai receber uma grande atualização para melhorar as conexões!

Portanto, espera-se que os dispositivos consigam suportar o Wi-fi 6GHz (Wi-fi 6E) através da nova atualização já a partir do final deste ano. Onde as conexões à rede serão seguramente melhores e a experiência de navegação não terá quaisquer bugs devido a congestionamentos. Isto porque, se por acaso vive num prédio e o seu computador ou Smartphone consegue apanhar várias Internets diferentes. Essa pode de facto ser uma das principais causas pela qual por vezes tem problemas de conexão ou está ligado ao à sua rede Wi-Fi, mas simplesmente não tem Internet. Em suma, devido ao simples facto de haver um grande congestionamento de rede na sua área de residência.

Assim, o que o Wi-Fi 6E irá trazer é nada mais nada menos que um novo espaço para que os routers ou dispositivos se conectem. Que terá uma capacidade máxima de até 7 fluxos de Wi-fi, sem que os mesmos interfiram entre si.

Ok! As conexões vão ser relativamente melhores. E a navegação na Internet? Será mais rápida através do Wi-Fi 6E?

Wi-fi atualização

A resposta é não! Porque tecnicamente a velocidade do Wi-Fi 6GHZ será exactamente a mesma que encontramos agora no Wi-Fi 5GHz. Ou seja, uma velocidade de 9,6GB por segundo. No entanto, os utilizadores nunca têm acesso a estas velocidades máximas, tendo em conta que os dispositivos móveis por exemplo apenas conseguem usufruir de uma velocidade entre 1 a 2 GB por segundo nas novas redes.

Ainda assim, já sabemos que os Smartphones serão os primeiros dispositivos a virem equipados com suporte para o Wi-Fi 6E. Estimando-se mesmo que em 2021, sejam lançados mais de 315 milhões de Smartphones com suporte ao strandard, e que em 2022 o mesmo se estenda aos Tablets e às TVs.

No entanto, mesmo que compre um Smartphone com suporte para o Wi-Fi 6E. Lembre-se que só conseguirá tirar partido dessa mesma rede a partir do momento em que adquirir um Router que também suporte Wi-Fi 6E. Portanto, até lá terá que se contentar com o Wi-Fi que já conhece à uma série de anos.

Poderá haver alguma disputa entre o Wi-fi 6E e as redes 5G, ou ambas as situações simplesmente não têm nada a ver uma com a outra?

Wi-fi atualização

A pergunta que mais se tem colocado ultimamente é se as redes 5G irão de facto substituir por completo o Wi-Fi. Bem… nós achamos que não, ou pelo menos, achamos que ainda é muito cedo para que hajam respostas para essa pergunta.

Isto porque, os dois padrões de conexão não estão necessariamente em disputa e como tal, não tem de haver um vencedor ou um perdedor aqui. Mas eis o que foi dito ao certo pela comissão federal de comunicações acerca deste assunto:

“Vai existir muito espaço na faixa do 6GHz onde provavelmente caberão ambos os lados, sem que tenha de haver uma disputa.”



Em suma, como já referimos em cima esta atualização no Wi-Fi, será feita entre o final de 2020 e o inicio de 2021. Portanto, se por acaso ficou mesmo interessado no Wi-fi 6E fique atento a todas as novidades e a quais serão os primeiros dispositivos a chegar ao mercado com suporte para tal.

Fonte

mm
Bruno Alexandre Pereira
A tecnologia é um mundo que gosto de estar sempre a descobrir. Interesso-me por todos os temas, embora os jogos sejam a minha praia. Prometo trazer-vos todos os dias as melhores novidades que encontrar.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Mundo dos portáteis abriu os braços aos ecrãs OLED (com 90Hz!)

Gostava de ver ecrãs OLED no mundo dos portáteis? Está lentamente a acontecer! (Graças a fabricantes como a ASUS e a fornecedores como a...

XBOX: segunda metade de Setembro cheia de novos jogos!

A Microsoft está a adicionar muitas novidades ao XBOX Game Pass nesta segunda metade de Setembro e isto são sem dúvida grandes notícias. Especialmente...

GearBest: fim da loja deixa clientes sem produtos que compraram!

O conhecido site GearBest está offline há mais de uma semana e isto está a deixar clientes e não só com a cabeça em...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!