Inicio Especiais O tablet Android morreu? Afinal, o que aconteceu?

O tablet Android morreu? Afinal, o que aconteceu?

Quem é que ainda se lembra, da moda dos tablets de há alguns anos atrás? Aliás, quem se lembra pessoal com tablets LTE, com suporte a chamadas e sms, que adoravam telefonar com um ‘monstro’ de 7 ou 8 polegadas na cabeça?

Parece que foi há 20 anos atrás, que o mercado de tablets Android rebentou… Mas caso não saiba, foi em 2010 que a Apple lançou o seu primeiro iPad, e abriu assim a porta a este mercado.

Pois bem, a verdade é que os tablets Android chegaram a fazer imenso sucesso, mas da mesma maneira que explodiram, rapidamente morreram! E hoje em dia, à exceção dos tablets iPad da Apple, é muito raro ver um aparelhos destes na rua… Mas porquê?

Ainda existem alguns tablets Android no mercado, mas não são assumidamente o foco do sistema operativo da Google!

Afinal de contas, a maioria dos grandes fabricantes parece ter abandonado a plataforma… Caso não saiba, a maior fabricante de tablets atualmente, é a Amazon, que tem o seu próprio sistema operativo baseado no Android, denominado de FireOS, que nem sequer conta com a loja Google Play, ou qualquer aplicação ‘By Google’.

Estes tablets são super baratos, e apenas focados no consumo de conteúdo multimédia, especialmente para os mais pequenos! No outro lado do espectro, se quiser um tablet ‘a sério’, a única opção viável, é mesmo o Apple iPad.

Curiosamente, a Google nem lançou uma ‘preview’ do Android Pie para tablets… Por isso, se acha que somos só nós a dizer que os Tablet Android morreu, fique a saber que até a Google sente o mesmo.

Então, como é que chegámos a este ponto? Qual é a razão para a ‘morte’ dos Tablets Android?

tablet android

  1. Pouca Otimização

Temos de olhar para o passado, nomeadamente para o lançamento do Samsung Galaxy Tab, um produto lançado, para rivalizar com o novíssimo Apple iPad! Mas que vinha equipado com a versão 2.2 do Android, que tinha zero otimizações para tablets. (Isto, já para não falar do TouchWiz, que nem nos smartphones era bem amado)

No fundo, este tablet, era um smartphone gigante, com roupas que não lhe serviam.

Algum tempo depois, a Google resolveu lançar o Android 3.0 Honeycomb, uma versão pensada para melhorar a experiência dos utilizadores de tablets. Mas como a maioria dos programadores, preferia não ter mais trabalho, depois de criar uma app para o Android 2.3, acabou por não ter grande sucesso…

Entretanto, o software pensado para o Apple iPad, continuava a evoluir, e assim, este aparelho começava a ser ‘o Tablet’ em vez de ‘um Tablet’.

2. O foco das grandes fabricantes ficou sempre nos smartphones

Samsung Galaxy Note 10
Galaxy Note 9

Em boa verdade, as fabricantes tiveram sempre o seu foco nos smartphones! E assim, quando a Samsung decidiu lançar o Galaxy Note 2, foi quase como dar um tiro no coração deste mercado.

Um smartphone Android, com um ecrã grande, caneta, e ainda um grande suporte a aplicações… Era um sonho tornado realidade para os utilizadores! Os phablets, eram o melhor dos dois mundos.

O Nexus 7 de 2013, ainda teve algum sucesso, graças às suas boas especificações, aliadas a um preço bastante apelativo. Contudo, quando o ecrã dos smartphones começou a crescer, o mercado de tablets começou por sua vez a cair.

Afinal de contas, porque haveríamos de andar com um segundo aparelho connosco, que faz exatamente o mesmo que o nosso smartphone?

3. Comprar um tablet Android não era uma tarefa fácil

Em paralelo, nesta altura do campeonato, havia tanta oferta no mercado, de tantas fabricantes diferentes… Que o consumidor ficava extremamente confuso! E infelizmente, apesar de existirem modelos muito bons, também existiam opções horríveis, que no fundo, arruinavam a popularidade deste gadget.

Por isso, quando as grandes fabricantes começaram a ver toda a concorrência que tinham, e toda a confusão que existia no mercado… Começaram a desistir, e aos poucos, a fugir deste campo.

4. ChromeOS

Google ChromeO Google Pixel C, foi o último grande tablet Android! Mas… Não era suposto ser Android!

Aparentemente, este tablet já deveria ser um aparelho ChromeOS, ou pelo menos, oferecer os dois sistemas operativos.

Aliás, o Chrome OS tem vindo a evoluir bastante nos últimos anos, e começa a ser óbvio, que é neste OS que a Google quer apostar, para os aparelhos ‘Touch’ de grandes dimensões.

Afinal, estes sistema operativo tem feito imenso sucesso nas escolas, graças ao baixo preço destes computadores, bem como do cada vez melhor G-Suite, que cada vez mais elimina a necessidade de instalar o ‘velhinho’ Office da Microsoft.

Já que estamos a falar da Microsoft, temos que falar do Surface, um tablet ‘2 em 1’, que inegavelmente é um grande sucesso, e que provavelmente é mesmo o futuro deste mercado! (Especialmente, quando a Microsoft resolver mudar o design, para algo mais moderno)

Surface Pro 6


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião, nos comentários em baixo! Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

Sony já ganha em Espanha! PS5 vendeu mais que a Xbox Series X!

As consolas da nova geração já chegaram ao mercado, e agora a luta continua no número de vendas que cada uma alcança nesta fase...

Não é só The Witcher! O “Super Homem” tem outros projetos brutais!

Henry Cavill é bastante conhecido em todo o mundo pelos seus mais diversos filmes. No entanto, foi com o "Super Homem" e agora mais...

La Casa de Papel: há uma novidade na estreia da quinta temporada

A pandemia de COVID-19 não tem facilitado em nada o lançamento de novos filmes e também de novas séries / temporadas para a Netflix....

Samsung lidera nos smartphones, Xiaomi cresce e Huawei cai

A pandemia de COVID-19 levou a um forte declínio no mercado de smartphones este ano. No entanto, no terceiro trimestre de 2020, começámos a...

Samsung Galaxy Z Fold 3 chega com o mesmo preço do Fold 2!

Há uma semana falou-se que a Samsung tinha confirmado o lançamento do Galaxy Z Fold 3 em Junho de 2021. Depois foi dito que...