O que é o Sistema Operativo Google Android? O que são os GMS?

Muita gente fala acerca do Sistema Operativo Android da gigantesca Google, no entanto, quando a Huawei se viu retirada deste comboio, perdendo acesso às aplicações e serviços da gigante da pesquisa, vi uma autêntica confusão no mercado, em que muita gente não fazia a mínima ideia do que isto significava na prática.

Portanto, vamos tentar perceber primeiramente o que é o Sistema Operativo Android!

Antes de mais nada, o Sistema Android é basicamente o ‘esqueleto’ ou o ‘núcleo’ do SO do seu telemóvel Android, levando quase sempre uma Skin das fabricantes em cima como o EMUI no caso da Huawei, OneUI no caso da Samsung, e MIUI no caso da Xiaomi.

Isto é o início, a base de todo o sistema! Agora vamos por partes para tentar perceber até onde vão as garras da Google no nosso smartphone.



Google Core Services ou Google Mobile Services (GMS)

Os GMS ou Google Mobile Services, é o grande pesadelo da Huawei desde Maio do ano passado! Foi este pequeno pacote de software que foi negado à segunda maior fabricante do mercado de smartphones quando esta foi adicionada à Entity List por Donald Trump. Ou seja, a gigante Chinesa ainda consegue utilizar o Sistema Operativo nos seus smartphones (O esqueleto como disse em cima), mas perdeu tudo o resto.

Dito isto, isto é basicamente um pacote de aplicações Google (Gmail, Maps, YouTube, Fotos etc…) e Serviços que estão quase sempre ativos em segundo plano. Estamos a falar de algo que não vem incluído com a versão ASOP (Versão Open Source do Android), sendo parte do Sistema apenas e só se a Google certificar o aparelho em questão. (No caso da Huawei, todos os aparelhos lançados após a proibição perderam esta certificação. Sendo essa a razão pela qual a empresa teve de apostar nos HMS)

Portanto, os GMS são basicamente a ‘cola‘ que segura tudo à sua conta Google, sendo também a grande razão pela qual o Sistema Operativo Android é o líder de mercado atual.

Ok, tudo bem… É a cola! Mas o que são MESMO os Google Play Services?

na Play Store, Novidade na Play Store

Muito resumidamente, é um serviço que corre sempre em segundo plano em qualquer aparelho certificado pela Google.

Permitindo à Google lançar atualizações de software (não atualizações ao SO, mas sim às APIs que são atualizadas pela Google através da Play Store). Sendo na verdade, uma solução extremamente inteligente para não ter de lidar com as fabricantes, nas atualizações mais pequenas, mas não menos importantes de software.

Além disto, também permite integrar funcionalidades com outras aplicações, visto que os GMS também são um conjunto de APIs para os developers integrarem nos seus próprios projetos. (Google Maps API, Location API, Google Drive API, Game API, Mobile Ads, etc…)

É devido a estas APIs que alguns jogos e aplicações deixaram de funcionar nos smartphones Huawei, como o Dragon Ball Legends, Archero, Netflix, YouTube, etc… São aplicações que precisam destas APIs para funcionarem! Assim, caso não existam, não abrem, ou apresentam problemas sérios na sua execução.

Muito resumidamente, quando vê Android System a gastar bateria à sorte nas definições do seu smartphone, é devido a tudo isto… Em suma, existe muita coisa a acontecer atrás da cortina! E ainda bem que assim é! É o que torna o Android um Sistema Operativo tão poderoso, mas ao mesmo tempo tão flexível.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário