(Resumo) O que aconteceu à Bitcoin e restantes Criptomoedas?

Como deve saber, nos últimos dias, o mundo das criptomoedas sofreu a bom sofrer, com a queda na valorização de várias moedas virtuais populares, como é o caso da Bitcoin, ou do Ethereum, e talvez mais interessante que tudo isto, o desaparecimento de alguns outros projetos, como é o exemplo da Luna.

Dito isto, ver quedas, ou subidas vertiginosas, neste mundo, não é todo uma novidade. Mas desta vez, existe uma razão muito simples para tudo o que aconteceu! Vamos por partes?

- Publicidade -

O que aconteceu à Bitcoin e restantes Criptomoedas?

Bitcoin

Portanto, esta nova crise acontece graças à queda de uma das StableCoins mais importantes, a UST, ou seja, a moeda estável indexada ao Dólar Norte-Americano.

Ou seja, de forma a tudo estar ‘normal’, a UST deve estar sempre 1:1 com o USD, ou seja, paridade. O que claro está, como já deve ter percebido, foi o que deixou de acontecer no dia 9 de Maio de 2022.

Aliás, dois dias depois (11 de Maio), o UST chegou a ser adquirido a apenas 0.3 USDs. Mas vamos primeiramente explicar o que é uma StableCoin.

StableCoin: Existem três tipos

  • Suportada por uma moeda FIAT (Moeda FIAT significa que não tem como base um objeto tangível, como o ouro ou a prata. Mas sim o apoio de uma entidade governamental.): Neste tipo de StableCoin, o suporte existe pelo depósito correspondente de uma quantia de moeda FIAT numa instituição bancária.
  • Suportada em Criptomoedas: Esta StableCoin tem como suporte um ativo digital de elevada liquidez, como é o exemplo das moedas Bitcoin ou Ethereum.
  • Stablecoin Algorítmica: É o caso da UST. Não existe ativo de suporte FIAT ou Digital. A oferta é ajustada de acordo com a lei da procura e da oferta, de forma automática, segundo o algoritmo base. (Em suma, tudo depende do código da Blockchain).

É exatamente por isto que muito boa gente está a tentar explicar a queda do UST, uma StableCoin Algorítmica, pelo facto de esta ter como base o ‘nada‘. Mas… Isto não é também verdade para todas as moedas, como é o caso do Dólar ou até do Euro, que também têm o seu valor associado a uma entidade governativa?

Entretanto, se quiser saber mais acerca deste assunto, recomendo a leitura deste artigo, do Blog CriptoLoja. É uma excelente forma de aprender mais sobre este mundo, que apesar da recente queda, veio para ficar, e vai cada vez mais fazer parte das nossas vidas.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.