O primeiro Internet Explorer usava código ‘roubado’!

Pensava que o afamado Internet Explorer tinha saído apenas da mente genial dos developers da Microsoft? Pense outra vez, porque a história foi mal contada. Afinal de contas, o criador original do browser (Thomas Reardon) parece ter ‘roubado’ algum do código fonte a outro browser, o Spyglass Mosaic, que por sua vez era uma versão licenciada do NCSA Mosaic.

Bem… Por vezes, a melhor forma de lisonjeio é mesmo a imitação! Neste caso, roubo de código.

O primeiro Internet Explorer usava código ‘roubado’!

Portanto, segundo Eric Laid, responsável máximo pelo desenvolvimento do Spyglass Mosaic na altura, o Internet Explorer 2.0 era basicamente igual ao Mosaic, com algumas mudanças ligeiras. Entretanto, o Internet Explorer 3.0 já foi um bom salto qualitativo, mas a base continuava a ser a mesma, código ’emprestad0. Até no Internet Explorer 4.0, apesar de já ter muito código novo, ainda era possível encontrar algum código antigo do Mosaic, mais especificamente, código do motor do layout. Curiosamente, os bugs eram exatamente os mesmos.

Caso não saiba, em 1994, a Microsoft licenciou o Spyglass Mosaic, ao acordar uma taxa trimestral, mais uma percentagem fixa das receitas provenientes do Windows. No entanto, a gigante Norte-Americana rapidamente tentou fugir ao acordado, ao incluir o Internet Explorer de forma completamente gratuita no Windows NT. O que claro está, acabou em tribunal, com a Microsoft a pagar uma indemnização de 8 milhões de dólares em Janeiro de 1997.

Entretanto, passados tantos anos, o Internet Explorer está agora completamente ultrapassado, chegando ao ponto de nem sequer fazer parte do novo Windows 11. Afinal, até aqui, depois do lançamento do Edge, o velho e na verdade afamado Browser, era utilizado como plataforma focada na compatibilidade. Mas como o Edge Chromium já vai receber um modo de compatibilidade, está na hora de arrancar o mal pela raiz. Ou seja, ‘matar’ o IE.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também