Inicio Especiais O poder da Inteligência Artificial nas fotografias profissionais

O poder da Inteligência Artificial nas fotografias profissionais

Já muito se falou da nova tendência da inteligência artificial no campo dos smartphones e até das principais diferenças em oposição à aprendizagem de máquina. Hoje vamos explicar-vos porque motivo esta tecnologia pode ser tão importante na obtenção de fotografias perfeitas.

Unidade Neural de Processamento

O NPU significa Unidade Neural de Processamento. Na prática permite que o Huawei Mate 10 Pro execute tarefas relacionadas com inteligência artificial diretamente no smartphone. Na prática este sistema ajuda o topo de gama da Huawei a compreender de uma forma rápida e inteligente determinados padrões de comportamento do utilizador para melhorar a experiência do utilizador. Tudo sem necessitar de qualquer acesso à Internet.

Inteligência Artificial nas fotografias

Inteligência sem cloud

Uma vez que o Mate 10 Pro não necessita da cloud para a inteligência artificial, a latência é muito menor. O que é que isto significa? Que é muito mais eficiente na grande maioria das tarefas, comparativamente a outros fabricantes.

Uma área onde a NPU brilha especialmente é na fotografia. A combinação desta NPU com uma configuração de câmara dupla com sensores de 12 e 20 megapixéis é a receita completa para a obtenção de fotografias acima da média.

Unidade de Processamento Neural

A Unidade de Processamento Neural do Kirin 970 permite o processamento de fotos de forma inteligente e em tempo real. A Huawei preparou o sistema de inteligência artificial para reconhecer 13 cenas diferentes – texto, comida, artes (teatro, etc.), céu azul, neve, praia, cães, gatos, fotografias noturnas, nascer / pôr-do-sol, plantas, retratos e flores. Estas 13 áreas normalmente abrangem a maioria das fotos que os consumidores capturam no dia-a-dia.

Inteligência Artificial nas fotografias

Com toda esta informação, a NPU ajusta automaticamente todos os aspetos da câmara, desde a focagem, distância focal, brilho, contraste e cor para garantir as melhores configurações para qualquer cena. O visor da câmara revela um ícone que permite ao utilizador saber qual a cena que está a ser detetada.

No entanto há muito mais na NPU, para além do processamento de cenas, uma vez que a câmara também tem a capacidade de proceder à tradução de idiomas em tempo real. Isto é feito na totalidade no próprio smartphone e sem qualquer necessidade de ligação à Internet. Isto permite resultados rápidos e com um menor consumo de energia.

Inteligência Artificial nas fotografias

Imagine que quer traduzir uma determinada tabuleta ou um aviso? Tudo o que necessita de fazer é abrir a aplicação de tradução, escolher câmara e a tradução no seu idioma vai aparecer por cima do texto que fotografou.

Inteligência Artificial nas fotografias

A experiência de câmara é ainda mais eficaz graças ao processador de imagem duplo. Na prática isto resulta num processamento mais rápido da imagem, dados e informações de luz.

É tudo isto combinado que dá ao utilizador a possibilidade de obter fotografias perfeitas e com qualidade DSLR, mesmo para os fotógrafos mais inexperientes, utilizando a função automática. No entanto, importa salientar também que está disponível um modo manual para utilizadores avançados.

2000 fotos processadas por segundo

A NPU é capaz de processar até 2000 fotos por segundo. Ele utiliza essa velocidade para ajustar as definições conforme necessário e recolher a grande maioria de elementos de uma determinada cena. Deste modo, o próximo conjunto de fotografias será ainda melhor. Isto são feitos que só são possíveis graças à Inteligência artificial.

Inteligência Artificial nas fotografias

Outro aspecto interessante é que a Huawei optou por fazer tudo de forma local. Isto significa maior rapidez do que se o processamento fosse feito na nuvem.

Leia aqui a nossa análise completa ao Huawei Mate 1o Pro. Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Spotify já tem 320 milhões de utilizadores (144 milhões Premium)

Não há como negar! Os serviços de streaming de conteúdo multimédia são mesmo o futuro! Seja a cada vez mais popular Netflix, Amazon Prime,...

Xiaomi bateu a Apple e agora é o número 3 do mundo!

Depois de perder por um curto período de tempo o seu lugar para a Huawei no segundo trimestre de 2020, a Samsung recuperou a...

(Especial – Radeon RX 6000) A AMD impressionou tudo e todos!

Temos de ser completamente sinceros, ninguém estava à espera que a AMD fosse capaz de igualar a oferta da NVIDIA! Especialmente depois desta ter...

SmartThings Find: nunca mais vai perder nada da Samsung!

A Samsung lançou uma grande novidade chamada SmartThings Find. É um novo serviço que usa tecnologia de banda ultralarga (UWB) e Bluetooth de baixa...

Windows 10 recebe uma grande novidade para jogadores!

A primeira vez de que falámos desta novidade foi a 30 de setembro. Agora eis que deixou de ser um simples teste e chegou...