Já muito se falou da nova tendência da inteligência artificial no campo dos smartphones e até das principais diferenças em oposição à aprendizagem de máquina. Hoje vamos explicar-vos porque motivo esta tecnologia pode ser tão importante na obtenção de fotografias perfeitas.
Unidade Neural de Processamento
O NPU significa Unidade Neural de Processamento. Na prática permite que o Huawei Mate 10 Pro execute tarefas relacionadas com inteligência artificial diretamente no smartphone. Na prática este sistema ajuda o topo de gama da Huawei a compreender de uma forma rápida e inteligente determinados padrões de comportamento do utilizador para melhorar a experiência do utilizador. Tudo sem necessitar de qualquer acesso à Internet.
Inteligência sem cloud
Uma vez que o Mate 10 Pro não necessita da cloud para a inteligência artificial, a latência é muito menor. O que é que isto significa? Que é muito mais eficiente na grande maioria das tarefas, comparativamente a outros fabricantes.
Uma área onde a NPU brilha especialmente é na fotografia. A combinação desta NPU com uma configuração de câmara dupla com sensores de 12 e 20 megapixéis é a receita completa para a obtenção de fotografias acima da média.
Unidade de Processamento Neural
A Unidade de Processamento Neural do Kirin 970 permite o processamento de fotos de forma inteligente e em tempo real. A Huawei preparou o sistema de inteligência artificial para reconhecer 13 cenas diferentes – texto, comida, artes (teatro, etc.), céu azul, neve, praia, cães, gatos, fotografias noturnas, nascer / pôr-do-sol, plantas, retratos e flores. Estas 13 áreas normalmente abrangem a maioria das fotos que os consumidores capturam no dia-a-dia.
Com toda esta informação, a NPU ajusta automaticamente todos os aspetos da câmara, desde a focagem, distância focal, brilho, contraste e cor para garantir as melhores configurações para qualquer cena. O visor da câmara revela um ícone que permite ao utilizador saber qual a cena que está a ser detetada.
No entanto há muito mais na NPU, para além do processamento de cenas, uma vez que a câmara também tem a capacidade de proceder à tradução de idiomas em tempo real. Isto é feito na totalidade no próprio smartphone e sem qualquer necessidade de ligação à Internet. Isto permite resultados rápidos e com um menor consumo de energia.
Imagine que quer traduzir uma determinada tabuleta ou um aviso? Tudo o que necessita de fazer é abrir a aplicação de tradução, escolher câmara e a tradução no seu idioma vai aparecer por cima do texto que fotografou.
A experiência de câmara é ainda mais eficaz graças ao processador de imagem duplo. Na prática isto resulta num processamento mais rápido da imagem, dados e informações de luz.
É tudo isto combinado que dá ao utilizador a possibilidade de obter fotografias perfeitas e com qualidade DSLR, mesmo para os fotógrafos mais inexperientes, utilizando a função automática. No entanto, importa salientar também que está disponível um modo manual para utilizadores avançados.
2000 fotos processadas por segundo
A NPU é capaz de processar até 2000 fotos por segundo. Ele utiliza essa velocidade para ajustar as definições conforme necessário e recolher a grande maioria de elementos de uma determinada cena. Deste modo, o próximo conjunto de fotografias será ainda melhor. Isto são feitos que só são possíveis graças à Inteligência artificial.
Outro aspecto interessante é que a Huawei optou por fazer tudo de forma local. Isto significa maior rapidez do que se o processamento fosse feito na nuvem.
Leia aqui a nossa análise completa ao Huawei Mate 1o Pro.