O PC vai buscar uma novidade às consolas para ficar mais rápido

A Microsoft confirmou ontem que o DirectStorage API, que de forma muito resumida, foi desenhado para aumentar a velocidade do armazenamento, e possibilitar outras técnicas revolucionárias de compressão e descompressão de dados com a ajuda da placa gráfica, está agora a caminho do PC! (Equipados com o Windows 10.)

Ou seja, uma funcionalidade inovadora que chegou primeiramente às consolas de nova geração, vai agora dar o salto para o PC. Mas claro, existem alguns requisitos para ter acesso à tecnologia, como é o uso de SSDs NVMe, e placas gráficas recentes.



O PC vai buscar uma novidade às consolas para ficar mais rápido

pc

Portanto, o DirectStorage API está agora a caminho do PC, sendo compatível com SSDs NVMe PCIe 3.0. Ou seja, nem precisa de ter um PC com suporte aos recentes SSDs PCIe 4.0, a tecnologia antiga é 100% compatível.

Dito isto, uma das grandes vantagens da nova API é fazer com que o GPU consiga aceder às drives de armazenamento NMVe, o que claro está, significa que a placa gráfica pode começar a ajudar na descompressão de dados do jogo. (Aceleração pelo GPU)

Isto resulta em menos latência nos subsistemas de armazenamento, e menos carga em cima do CPU. O que claro está, poderá ajudar a subir os níveis de performance em jogo, dependendo do jogo. Contudo, para a melhor experiência possível, a Microsoft sugere a utilização de placas gráficas DirectX 12 Ultimate.

Além de tudo isto, parece que o DirectStorage também acelera a funcionalidade Samples Feedback do DirectX 12 Ultimate.

Em suma, isto são boas notícias! Contudo, na prática, ainda não fazemos ideia do impacto que isto poderá trazer para o mundo dos jogos. É esperar para ver o que aí vem. Especialmente porque isto precisa de ser adotado pelos estúdios de desenvolvimento.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados