O novo iPad Pro com 16GB de RAM apenas usa 5GB de memória

Como deve saber, a Apple anunciou e lançou muito recentemente o seu novo iPad Pro, tendo como base o SoC ARM M1 que tanto sucesso tem feito no mercado, depois de um divórcio curioso com a Intel. O que claro está, fez deste tablet, um dos aparelhos móveis mais poderosos do mercado.

No entanto, apesar de existirem versões com 8GB ou 16GB de memória RAM, parece que o iPadOS está a limitar seriamente a utilização de memória por aplicação. Afinal de contas, por mais que tentem, os developers não conseguem aceder a mais de 5GB de memória RAM neste tablet. Algo que acaba por anular algumas das vantagens do uso de um chip tão poderoso, e specs tão acima da média.

O novo iPad Pro com 16GB de RAM apenas usa 5GB de memória

ipad pro

Portanto, ao que tudo indica, o iPadOS está a limitar todas as aplicação à utilização de um máximo de 5GB de memória RAM. Uma limitação que curiosamente até está a afetar a movimentação de ficheiros, devido ao facto de ser impossível movimentar ficheiros acima deste limite.

Devido a algumas queixas, um dos devs da Artstation Pro, decidiu correr alguns testes de stress. Reparando que é apenas possível aceder a 5GB de memória RAM, 512MB acima daquilo que os iPad com 6GB são capazes de aceder. Ou seja, se uma app tentar alocar mais de 5GB, vai tudo abaixo.

Assim, apesar de toda a performance do SoC, a Apple precisa de arranjar uma atualização para o Sistema Operativo o quanto antes, para levantar esta curiosa limitação. Aliás, isto volta a meter em cima da mesa a questão de… Porque não equipar o iPad Pro M1 com macOS?

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também