O novo Intel i9-11900KB usa uma arquitetura diferente (10nm!)

Como deve saber, a Intel lançou recentemente a gama de processadores Core 11000. Que sendo baseada no velhinho e afamado processo de 14nm, acabou por não conseguir ter muito sucesso no mundo dos computadores Desktop.

No entanto, agora, a gigante dos microprocessadores resolveu lançar uma versão ‘B’! Que aparentemente já é baseada no processo de 10nm, trazendo algumas outras surpresas à mistura.

É que além de um processo mais moderno, a arquitetura base também é diferente. Ninguém estava à espera disto, é uma jogada que faz pouco sentido, mas que é mesmo real, e é obviamente interessante.

O novo Intel i9-11900KB usa uma arquitetura diferente (10nm!)

11900KB

Portanto, temos novos processadores no mercado, na forma dos Core i9-11900KB, i7-11700B, i5-11500B e i3-11300B. O que significa o B? Deveria ser ‘badass’, visto que são processadores baseados na arquitetura Willow Cove. Tecnologia superior à arquitetura utilizada na gama Intel Core 11000. Tudo produtos saídos das linhas de 10nm SuperFin da Intel.

Ou seja, são processadores mais eficientes, mais frescos, e aparentemente, mais rápidos! No entanto, são processadores que não irão ser encontrados nas prateleiras das tradicionais lojas de informática.

O ‘B’ significa BGA, ou seja, Ball Grid Array. O que na prática significa que estes processadores estão soldados à motherboard. Não sendo possível retirá-los ou trocá-los. Claro está, isto também significa que não são compatíveis com a atual plataforma que dá vida às atuais motherboards Intel.

Mas vamos focar-nos nas grandes diferenças entre as duas gerações Intel Core 11000.

É que todos os processadores ‘B’, acabam por ser upgrade muito interessante relativamente às versões originais. Afinal de contas, todos têm um TDP de 65W, e à exceção do 11900KB, todos têm frequências mais altas. O que muito provavelmente se deve à passagem para os 10nm.

Mas além das frequências mais altas, estes produtos também estão listados como Tiger Lake… O que implica a utilização da arquitetura Willow Cove! Que claro está, é mais rápida em comparação à arquitetura Cypress Cove.

Parece que, finalmente, os 10nm estão prontos a dar cartas!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também