O novo Intel i9-11900KB usa uma arquitetura diferente (10nm!)

Como deve saber, a Intel lançou recentemente a gama de processadores Core 11000. Que sendo baseada no velhinho e afamado processo de 14nm, acabou por não conseguir ter muito sucesso no mundo dos computadores Desktop.

No entanto, agora, a gigante dos microprocessadores resolveu lançar uma versão ‘B’! Que aparentemente já é baseada no processo de 10nm, trazendo algumas outras surpresas à mistura.

É que além de um processo mais moderno, a arquitetura base também é diferente. Ninguém estava à espera disto, é uma jogada que faz pouco sentido, mas que é mesmo real, e é obviamente interessante.

O novo Intel i9-11900KB usa uma arquitetura diferente (10nm!)

Intel 11

Portanto, temos novos processadores no mercado, na forma dos Core i9-11900KB, i7-11700B, i5-11500B e i3-11300B. O que significa o B? Deveria ser ‘badass’, visto que são processadores baseados na arquitetura Willow Cove. Tecnologia superior à arquitetura utilizada na gama Intel Core 11000. Tudo produtos saídos das linhas de 10nm SuperFin da Intel.

Ou seja, são processadores mais eficientes, mais frescos, e aparentemente, mais rápidos! No entanto, são processadores que não irão ser encontrados nas prateleiras das tradicionais lojas de informática.

O ‘B’ significa BGA, ou seja, Ball Grid Array. O que na prática significa que estes processadores estão soldados à motherboard. Não sendo possível retirá-los ou trocá-los. Claro está, isto também significa que não são compatíveis com a atual plataforma que dá vida às atuais motherboards Intel.

Mas vamos focar-nos nas grandes diferenças entre as duas gerações Intel Core 11000.

É que todos os processadores ‘B’, acabam por ser upgrade muito interessante relativamente às versões originais. Afinal de contas, todos têm um TDP de 65W, e à exceção do 11900KB, todos têm frequências mais altas. O que muito provavelmente se deve à passagem para os 10nm.

Mas além das frequências mais altas, estes produtos também estão listados como Tiger Lake… O que implica a utilização da arquitetura Willow Cove! Que claro está, é mais rápida em comparação à arquitetura Cypress Cove.

Parece que, finalmente, os 10nm estão prontos a dar cartas!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Netflix perdeu contra a HBO! Primeira vez em muito tempo…

Foi um ano em cheio para as plataformas de Streaming. Sobretudo porque os cinemas se encontraram fechados durante muito tempo, devido claro está, à...

Sony tem um SSD pensado para a PS5, mas é caro à sorte!

Como deve saber, a Sony lançou finalmente uma atualização para a sua PlayStation 5, que por sua vez, permite a instalação de um SSD...

Fim-de-semana doido na Netflix! Aproveite os novos projetos!

Mais uma semana, e mais uma catrefada de grandes projetos que chegaram à Netflix. E como tal, iremos revelar-lhe aqui mais em baixo alguns...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!