O LIDL quer espiar os clientes com um robô de cozinha?

Muitos utilizadores ficaram assustados quando descobriram através das notícias que o robô de cozinha do LIDL, que custa cerca de 359 Euros, vem com um microfone que pode ser usado para espiar quem o comprar. De facto não é algo muito normal termos um robô de cozinha com um microfone. No entanto, até existe uma boa explicação. Já lá vamos.

O LIDL quer espiar os clientes com um robô de cozinha?

Tudo começou com uma notícia avançada pelo site Numerama. O site refere que dois utilizadores franceses queriam brincar com o ecrã do robô de cozinha e como tal desmontaram este equipamento. No entanto, ficaram surpresos quando neste processo detetaram a presença de um microfone.

O site refere não existe no manual ou no equipamento qualquer referência a este microfone. Para além disso, não existe justificação aparente para a sua presença. Contactada pela agência noticiosa France Press, o LIDL afirmou ter conhecimento deste microfone, mas que não está ativado e nem pode ser ativado remotamente.

Ainda assim isto não significa que ele não pode ser utilizado com bons propósitos. 

Este robô de cozinha é produzido na China e distribuído pelo LIDL sob a marca Silvercrest. O facto de ter um microfone é bastante simples. Nos próximos seis meses, ou dois anos, é possível que o LIDL faça um upgrade à máquina e coloque comandos de voz. Se isto acontecer será com o conhecimento do cliente e ele terá a oportunidade de ativar, ou não, esta funcionalidade. Isto é inclusivamente o que o LIDL explicou à agência noticiosa.

espiar

Compreendo o facto das pessoas ficarem alarmadas numa altura em que somos escutados em quase todo o lado. De facto, os nossos smartphones sabem mais sobre nós, do que amigos ou família. Ainda assim, nem tudo é por maus motivos. No caso deste robô de cozinha é fácil percebemos a inclusão do microfone. É o que acontece com os assistentes pessoais da Google ou da Amazon em forma de coluna.

Uma coisa é certa. O robô de cozinha do LIDL, Monsieur Cuisine Connect, por 359 Euros é muito mais barato que os concorrentes mais diretos. Quando foi colocado à venda em França, no dia 3 de Junho, desapareceu nas primeiras horas .

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Memória RAM vai finalmente descer no fim do ano! É a loucura!

2021 tem sido um ano não para os entusiastas do mundo dos PCs. Bem, para dizer a verdade, é uma tendência que começámos a...

NVIDIA RTX 30 Super vai chegar ao mesmo tempo das placas Intel!

Estou farto de dizer que faz zero sentido lançar uma nova gama de placas gráficas, quando as atuais RTX 30 e Radeon RX 6000...

Far Cry 6: Ray-Tracing no PC mas fora da PS5 e Xbox Series X!?

As consolas de nova geração, nomeadamente a PlayStation 5 da Sony e a Xbox Series X da Microsoft, chegaram ao mercado com a grande...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!