Google Fotos recebe um

O Google Fotos está sempre a receber novas funcionalidades que têm como objetivo principal facilitarem-nos a vida. Um exemplo disso, é a possibilidade de se reconhecerem rostos nas fotos. Isto já existe há bastante tempo e ajuda-nos a organizar as nossas fotos. Acreditem que ao fim de algum tempo, dá mesmo muito jeito, especialmente se quisermos criar um álbum ou fazermos uma apresentação com fotos dedicadas a alguém. No entanto, nem sempre se consegue reconhecer tudo. Assim, os utilizadores vinham a pedir a possibilidade de se identificar manualmente os rostos nas fotos.

O Google Fotos está ainda melhor com uma nova funcionalidade!

Agora a Google ouviu a voz desses utilizadores. Graças a uma atualização já é possível identificar os rostos que a Google não conseguiu reconhecer. Esta novidade chega logo a seguir à possibilidade de se utilizar a tecnologia de reconhecimento óptico de caracteres do Google para pesquisar texto em fotos.

A nova funcionalidade de identificação manual é muito útil nas situações em que o algoritmo de deteção automática da Google não conseguiu reconhecer rostos ligeiramente escurecidos ou fotografados a partir de um ângulo estranho.

Mas como é que funciona?

Bem, o algoritmo do Google não vai ser capaz de reconhecer o rosto de uma silhueta sombria, mas vai marcar quem surge em destaque na imagem. Depois já vamos conseguir identificar corretamente a pessoa.

Quando se fala de identificação facial, surgem sempre as questões relacionadas com a privacidade. Se já pensou nisso, saiba que a Google afirma que não partilha dados relacionados com o reconhecimento de rostos. No entanto, pode utilizá-los para treinar os seus algoritmos.

De facto, o Google Fotos está cada vez melhor com a quantidade de novidades que tem recebido. O melhor de tudo, é que graças a esta aplicação temos sempre as nossas fotos sincronizadas com a Cloud e nunca perdemos nada, mesmo em caso de perda ou roubo do nosso smartphone.

De tudo o que está para vir, a funcionalidade que mais espero, é a possibilidade de colorir e recuperar fotos antigas a preto-em-branco. Quando estiver a funcionar realmente bem, vai ser sem dúvida um must!

Leia também:

Android vs iOS – Qual é o melhor sistema operativo do mercado?

Inteligência Artificial da Adobe já deteta imagens manipuladas

Como poupar bateria num smartphone Android?

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.