O Google anda a espiá-lo? Aqui vão algumas formas de se esconder!

Para muita gente, o Google é o ‘padrão dourado’ da tecnologia na Internet! Afinal de contas, é lá que temos o nosso e-mail, faz as nossas pesquisas, e até nos ajuda a trabalhar de forma remota, etc…

O problema é que o Google não nos está apenas a ajudar nas tarefas do dia a dia… Na realidade, está a usar essas simples tarefas para monitorar tudo o que os utilizadores fazem online!

Desde o momento em que se regista no Google, até agora (décadas em alguns casos), o ‘Motor de Busca’ começou a monitorar tudo o que faz online! Isto inclui:

  • os e-mails que leu,
  • as fotos que tirou,
  • os vídeos que viu,
  • as compras que fez ou quis fazer.

Quem nunca pesquisou algo produto na Internet, e posteriormente foi bombardeado com anúncios publicitários a esse mesmo produto? Pois…

Google anda a espiá-lo

Por motivos óbvios, muita gente não gosta da ideia de que o Google meta o nariz em tudo o que faz, diz, ou até pensa, enquanto estão online.


  • Pesquisas no Google: Tudo o que este gigante sabe sobre si – Clique aqui

No fundo, o mais preocupante nesta situação é que, mesmo quando optamos para que não rastreiem as nossas informações, como o nosso local, o Google continua a monitorizar o que fazemos!

Uma estudo realizado com a ajuda de um investigador da universidade de Princeton revelou que, mesmo com o “Histórico de Locais” desativado, o Google conseguiu saber e registar todos os locais onde esteve durante vários dias.

Fica a questão… Então, como é que pode desativar a monitorização do Google? E como é que pode ter certeza de que não está a ser monitorizado por outros programas maliciosos enquanto navega na Internet?

Vamos tentar perceber nas próximas linhas!

Bloqueie o Google Maps no iOS

Google anda a espiá-lo

Se quer que o Google Maps pare de o monitorizar no iOS, vá a Definições>Privacidade>Serviços de Localização e mude o Google Maps para “Enquanto Usar este Aplicativo” ao invés de “Sempre”.

Em suma, o Google Maps ainda poderá saber onde está enquanto estiver a usar a aplicação, mas vai parar assim que a encerrar.

Desative o Google

Se quer que o Google conheça o menos possível da sua vida online, vá ao seu browser e escreva: myaccount.google.com.

Clique em Informações Pessoais e Privacidade>Controles de Atividade.

Aqui, existem várias opções diferentes que poderá utilizar para ativar ou desativar funcionalidades do Google. Independente do que ativar ou desativar aqui, o Google irá manter todas as informações previamente recolhidas a seu respeito.

Não é só o Google…

Google anda a espiá-lo

O Google não é exatamente a única empresa online que tenta monitorizar os seus utilizadores.

Em boa verdade, existem vários tipos de malware que fazem exatamente a mesma coisa! Só que aqui, o objetivo é vender as suas informações para empresas de anúncios, ou ainda mais grave, para outros fins maliciosos.

A melhor maneira de evitar que isso aconteça é investir no melhor programa antivírus que possa encontrar.

Estes programas antivírus não só monitorizam os sítios por onde passa, mas também o que está a fazer no seu sistema.

Afinal de contas, gerir os programas do seu PC é uma tarefa bastante complicada… Desde os anexos do seu e-mail até aos sites fraudulentos. E até os Trojans que foram criados para invadir o seu sistema e começar a registrar as teclas que pressiona. (de modo a ter acesso às suas passwords, e por fim, às informações pessoais para que sejam vendidas ao melhor preço.)

Em síntese, se tem medo que a sua rede esteja comprometida. Pode fazer um scan de malware online, onde um programa da Internet faz uma ‘pesquisa’ ao seu sistema. De modo a procurar por programas indesejáveis para que possa posteriormente excluí-los.

No fundo, embora o Google seja chato. E adore as informações pessoais dos seus utilizadores… O verdadeiro inimigo, são os programas maliciosos que invadem os sistemas de utilizador! Para roubar as suas informações pessoas, de modo a conseguir ter acesso às suas contas bancárias, cartões de crédito, etc…

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

O seu Google Maps só vai funcionar bem depois de fazer isto!

A maioria dos utilizadores não dispensa o Google Maps. E isto não acontece apenas nos smartphones Android. De facto, muitas pessoas com um iPhone...

Viagem de carro: Verifique estes itens essenciais antes de partir

Embarcar numa viagem de carro pode ser uma experiência emocionante e memorável. No entanto, antes de partir para a estrada, é fundamental garantir que...

As máquinas Multibanco conseguem detetar dinheiro falso?

De certeza que costuma utilizar com alguma recorrência as máquinas Multibanco tanto para levantamento como para depósitos. São muito úteis por todas as funcionalidades...

Como e quando deve utilizar um cartão de crédito virtual

Um cartão de crédito virtual é um número de cartão único e temporário que está ligado a uma conta de cartão de crédito existente....

Dicas essenciais para proteger o seu dispositivo contra roubo

Num mundo cada vez mais digital, proteger o seu smartphone tornou-se numa preocupação central. É que a ameaça de roubo não se limita apenas...

Dicas essenciais para limpar a sua piscina desmontável

Manter uma piscina desmontável limpa é essencial para garantir momentos refrescantes e seguros durante o verão. A limpeza de piscina não só melhora a...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados