Inicio Especiais O Google anda a espiá-lo? Aqui vão algumas formas de se esconder!

O Google anda a espiá-lo? Aqui vão algumas formas de se esconder!

Para muita gente, o Google é o ‘padrão dourado’ da tecnologia na Internet! Afinal de contas, é lá que temos o nosso e-mail, faz as nossas pesquisas, e até nos ajuda a trabalhar de forma remota, etc…

O problema é que o Google não nos está apenas a ajudar nas tarefas do dia a dia… Na realidade, está a usar essas simples tarefas para monitorar tudo o que os utilizadores fazem online!

Desde o momento em que se regista no Google, até agora (décadas em alguns casos), o ‘Motor de Busca’ começou a monitorar tudo o que faz online! Isto inclui:

  • os e-mails que leu,
  • as fotos que tirou,
  • os vídeos que viu,
  • as compras que fez ou quis fazer.

Quem nunca pesquisou algo produto na Internet, e posteriormente foi bombardeado com anúncios publicitários a esse mesmo produto? Pois…

Google anda a espiá-lo

Por motivos óbvios, muita gente não gosta da ideia de que o Google meta o nariz em tudo o que faz, diz, ou até pensa, enquanto estão online.


  • Pesquisas no Google: Tudo o que este gigante sabe sobre si – Clique aqui

No fundo, o mais preocupante nesta situação é que, mesmo quando optamos para que não rastreiem as nossas informações, como o nosso local, o Google continua a monitorizar o que fazemos!

Uma estudo realizado com a ajuda de um investigador da universidade de Princeton revelou que, mesmo com o “Histórico de Locais” desativado, o Google conseguiu saber e registar todos os locais onde esteve durante vários dias.

Fica a questão… Então, como é que pode desativar a monitorização do Google? E como é que pode ter certeza de que não está a ser monitorizado por outros programas maliciosos enquanto navega na Internet?

Vamos tentar perceber nas próximas linhas!

Bloqueie o Google Maps no iOS

Google anda a espiá-lo

Se quer que o Google Maps pare de o monitorizar no iOS, vá a Definições>Privacidade>Serviços de Localização e mude o Google Maps para “Enquanto Usar este Aplicativo” ao invés de “Sempre”.

Em suma, o Google Maps ainda poderá saber onde está enquanto estiver a usar a aplicação, mas vai parar assim que a encerrar.

Desative o Google

Se quer que o Google conheça o menos possível da sua vida online, vá ao seu browser e escreva: myaccount.google.com.

Clique em Informações Pessoais e Privacidade>Controles de Atividade.

Aqui, existem várias opções diferentes que poderá utilizar para ativar ou desativar funcionalidades do Google. Independente do que ativar ou desativar aqui, o Google irá manter todas as informações previamente recolhidas a seu respeito.

Não é só o Google…

Google anda a espiá-lo

O Google não é exatamente a única empresa online que tenta monitorizar os seus utilizadores.

Em boa verdade, existem vários tipos de malware que fazem exatamente a mesma coisa! Só que aqui, o objetivo é vender as suas informações para empresas de anúncios, ou ainda mais grave, para outros fins maliciosos.

A melhor maneira de evitar que isso aconteça é investir no melhor programa antivírus que possa encontrar.

Estes programas antivírus não só monitorizam os sítios por onde passa, mas também o que está a fazer no seu sistema.

Afinal de contas, gerir os programas do seu PC é uma tarefa bastante complicada… Desde os anexos do seu e-mail até aos sites fraudulentos. E até os Trojans que foram criados para invadir o seu sistema e começar a registrar as teclas que pressiona. (de modo a ter acesso às suas passwords, e por fim, às informações pessoais para que sejam vendidas ao melhor preço.)

Em síntese, se tem medo que a sua rede esteja comprometida. Pode fazer um scan de malware online, onde um programa da Internet faz uma ‘pesquisa’ ao seu sistema. De modo a procurar por programas indesejáveis para que possa posteriormente excluí-los.

No fundo, embora o Google seja chato. E adore as informações pessoais dos seus utilizadores… O verdadeiro inimigo, são os programas maliciosos que invadem os sistemas de utilizador! Para roubar as suas informações pessoas, de modo a conseguir ter acesso às suas contas bancárias, cartões de crédito, etc… Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

iPhone 12 e iPhone 12 Pro estão a ganhar muitos riscos no ecrã!

A gama Apple iPhone 12 está no mercado há cerca de quatro dias e já houve vários relatos sobre esses smartphones. De acordo com...

Novo update do Windows 10 remove uma tralha especial!

A Microsoft disponiblizou um novo update para o seu sistema operativo. Assim surge no catálogo de atualização e remove uma tralha específica do Windows...

Cyberpunk 2077 foi novamente adiado para… 2077?

Ainda se lembra do anúncio de que Cyberpunk 2077 tinha chegado à fase Gold do desenvolvimento? O que por miúdos significa que estava finalizado?...

4° temporada no Fortnite? A parceria com a Marvel vai continuar!

Desde que chegou a praticamente todas as plataformas Gaming do mercado (PS4, Xbox One, PC, Nintendo Switch e até para o Smartphone), Fortnite tem...

Xiaomi Mi Watch Lite: de light só tem mesmo o nome!

Volta e meia a Xiaomi dá-nos muitas novidades. Na maioria dos casos, algumas de que não estamos mesmo à espera. Este não é propriamente...