O 5G mal chegou… Mas o 6G já está a espreitar!

As redes de nova geração 5G ainda mal chegaram ao mercado… Aliás, ainda nem sequer tive um smartphone com suporte a esta conexão nas minhas mãos. (Apesar já existirem alguns no mercado)

No entanto, apesar do 5G ainda estar a tentar entrar no mercado, lidando com várias dificuldades (Especialmente depois de tudo o que aconteceu com a Huawei.) Parece que o 6G já começa a espreitar.

Acaba por ser curioso, é que o 5G mal chegou ao mercado de telecomunicações… Mas o 6G já começa a espreitar!



Portanto, apesar da disseminação do 5G estar a ser lenta, o desenvolvimento do 6G continua. Afinal de contas, até já sabemos como vai ser o logo deste tipo de conexão! Ora veja:

6G

Então, foi o fabricante Chinês Vivo Mobile que acabou de registar um logo para as redes 6G, junto da EUIPO (European Union Intellectual Property Office). Sim, acabou de registar… Tudo isto aconteceu no dia 22 de Outubro.

O 5G é super rápido, isso já sabemos! Então, e o 6G? Qual é a grande novidade?

Se o 5G é super rápido, o 6G vai ser um autêntico carro de Fórmula 1! Trazendo um novo mundo de possibilidade para o mercado das telecomunicações. Contudo, não espere ver o 6G no mercado nos próximos 10 anos. É que o standard apenas deverá ficar completo em 2030.

6G

Dito isto, nas suas capacidades máximas, o 5G oferece velocidades de ligação a rondar os 1-2.5GB/s. (Estamos a falar de condições perfeitas). Ainda assim, a maioria dos utilizadores deverá usufruir de conexões à volta dos ~200MB/s, o que já é brutal! Permitindo a possibilidade de fazer streaming a vídeo 8K 60FPS sem grandes problemas.

Pois bem, o 6G deverá oferecer qualquer coisa como 1TB/segundo em condições perfeitas… O que é realmente incrível!

Assim, se acha que ter uma Internet em casa de 200MB é muito bom. O 6G vai rir na sua cara, provavelmente a rebolar no chão. Afinal, vamos ter velocidades ‘normais’ à volta dos 50-100GB/s. O que é que isto permite? Conteúdo multimédia 32K a 240FPS? WoW!

É provável que o mundo em 2030 seja bastante diferente do que conhecemos em 2019. Especialmente na ligação sem fios à Internet. Visto que vamos ter quantidades de dados completamente insanas a serem trocadas por esse mundo fora.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Mais lidas

 
Share to...