NVIDIA vs AMD – Os últimos anos da rivalidade das Placas Gráficas!

Pelo menos por enquanto, quando queremos comprar uma placa gráfica, só temos duas grandes fabricantes por onde escolher, a NVIDIA ou a AMD.

As duas gigantes da indústria, têm competido no mercado gaming e mercado profissional nos últimos 20 anos! A NVIDIA foi a primeira, ao lançar a sua linha GeForce em 1999! Enquanto que a AMD só entrou na corrida em 2006, após comprar a ATI.

Nos últimos 17 anos, tanto a NVIDIA como a AMD têm lançado placa atrás de placa todos os anos, em que cada iteração ultrapassa completamente as suas antecessoras em termos de performance.

Curiosamente, houve uma altura em que a rivalidade ficou tão acesa, que o mercado ficou completamente inundado, com lançamentos atrás de lançamentos de ambas as empresas!

Mas a verdadeira questão é… Afinal o que mudou nestes quase 20 anos de guerra de placas gráficas?

Ambas as empresas continuam a lançar placas gráficas em rápida sucessão ou começaram a ter uma abordagem mais calculada?

Nota – Este artigo apenas tem em conta as placas gráficas ‘reference’ de cada fabricante.

Placa Gráfica AMD NVIDIA
Imagem de SegmentNext

Para terem noção, a NVIDIA lançou 23 modelos diferentes em 2004! Chegando à mesma marca em 2006, ficando pela média de 21 modelos por ano até 2009.

No entanto, esta média começou a baixar significativamente depois de 2010. Enquanto que a produção teve um pico em 2012, com 20 modelos lançados, a tendência é lançar cada vez menos versões por ano.

A NVIDIA lançou apenas 5 placas gráficas em 2015! Apenas 9 em 2016, baixando novamente para as 6 no ano passado! Números extremamente mais baixos em comparação com os anos anteriores.

Placa Gráfica AMD NVIDIA
Imagem de SegmentNext

Já a AMD (ATI) tem sido um pouco mais inconstante, no entanto em 2004, lançou 31 placas gráficas! O número de placas gráficas lançadas sofreu um pouco antes do pico gigante, uma tendência que a empresa repetiu pelo menos duas vezes na última década.

2014 foi o ano em que a AMD lançou menos placas gráficas na sua história. Contudo, parece que a empresa já encontrou alguma estabilidade.

Placa Gráfica AMD NVIDIA
Imagem de SegmentNext

Enquanto que ambas as empresas tiveram o mesmo pico de produção, a NVIDIA foi muito mais consistente que a AMD, que andou a ‘experimentar’ durante alguns anos.

Atualmente, enquanto que a NVIDIA tem baixado o seu número de lançamentos desde 2012, a AMD tem feito o completo oposto! Por exemplo, nos últimos 3 anos, a NVIDIA lançou 20 placas gráficas, enquanto que a AMD lançou 40!

Claro que este aumento no número de placas, também tem um pouco a ver com o ‘rebrand’ que a AMD faz das suas placas! Em que a RX 580 é basicamente uma RX 480 com frequências mais altas. Mas os números não enganam, a AMD tencionava dominar o mercado com um grande número de placas lançadas.

Placa Gráfica AMD NVIDIA
Imagem de SegmentNext

Em suma, nos últimos 17 anos, a NVIDIA lançou 265 placas gráficas, em comparação com 295 da AMD! Por isso em termos de placas lançadas a equipa vermelha ganha!

Contudo, em termos de vendas a história já não é a mesma…

No fim do ano passado, a NVIDIA possuía cerca de 70% da cota de mercado, o que ajuda a perceber o grande domínio da equipa verde no mercado atual de placas gráficas.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir. Obrigado!

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também