NVIDIA vs AMD – Os últimos anos da rivalidade das Placas Gráficas!

Pelo menos por enquanto, quando queremos comprar uma placa gráfica, só temos duas grandes fabricantes por onde escolher, a NVIDIA ou a AMD.

As duas gigantes da indústria, têm competido no mercado gaming e mercado profissional nos últimos 20 anos! A NVIDIA foi a primeira, ao lançar a sua linha GeForce em 1999! Enquanto que a AMD só entrou na corrida em 2006, após comprar a ATI.

Nos últimos 17 anos, tanto a NVIDIA como a AMD têm lançado placa atrás de placa todos os anos, em que cada iteração ultrapassa completamente as suas antecessoras em termos de performance.

Curiosamente, houve uma altura em que a rivalidade ficou tão acesa, que o mercado ficou completamente inundado, com lançamentos atrás de lançamentos de ambas as empresas!

Mas a verdadeira questão é… Afinal o que mudou nestes quase 20 anos de guerra de placas gráficas?

Ambas as empresas continuam a lançar placas gráficas em rápida sucessão ou começaram a ter uma abordagem mais calculada?

Nota – Este artigo apenas tem em conta as placas gráficas ‘reference’ de cada fabricante.

Placa Gráfica AMD NVIDIA
Imagem de SegmentNext

Para terem noção, a NVIDIA lançou 23 modelos diferentes em 2004! Chegando à mesma marca em 2006, ficando pela média de 21 modelos por ano até 2009.

No entanto, esta média começou a baixar significativamente depois de 2010. Enquanto que a produção teve um pico em 2012, com 20 modelos lançados, a tendência é lançar cada vez menos versões por ano.

A NVIDIA lançou apenas 5 placas gráficas em 2015! Apenas 9 em 2016, baixando novamente para as 6 no ano passado! Números extremamente mais baixos em comparação com os anos anteriores.

Placa Gráfica AMD NVIDIA
Imagem de SegmentNext

Já a AMD (ATI) tem sido um pouco mais inconstante, no entanto em 2004, lançou 31 placas gráficas! O número de placas gráficas lançadas sofreu um pouco antes do pico gigante, uma tendência que a empresa repetiu pelo menos duas vezes na última década.

2014 foi o ano em que a AMD lançou menos placas gráficas na sua história. Contudo, parece que a empresa já encontrou alguma estabilidade.

Placa Gráfica AMD NVIDIA
Imagem de SegmentNext

Enquanto que ambas as empresas tiveram o mesmo pico de produção, a NVIDIA foi muito mais consistente que a AMD, que andou a ‘experimentar’ durante alguns anos.

Atualmente, enquanto que a NVIDIA tem baixado o seu número de lançamentos desde 2012, a AMD tem feito o completo oposto! Por exemplo, nos últimos 3 anos, a NVIDIA lançou 20 placas gráficas, enquanto que a AMD lançou 40!

Claro que este aumento no número de placas, também tem um pouco a ver com o ‘rebrand’ que a AMD faz das suas placas! Em que a RX 580 é basicamente uma RX 480 com frequências mais altas. Mas os números não enganam, a AMD tencionava dominar o mercado com um grande número de placas lançadas.

Placa Gráfica AMD NVIDIA
Imagem de SegmentNext

Em suma, nos últimos 17 anos, a NVIDIA lançou 265 placas gráficas, em comparação com 295 da AMD! Por isso em termos de placas lançadas a equipa vermelha ganha!

Contudo, em termos de vendas a história já não é a mesma…

No fim do ano passado, a NVIDIA possuía cerca de 70% da cota de mercado, o que ajuda a perceber o grande domínio da equipa verde no mercado atual de placas gráficas.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Diga o que disser vai chorar com este documentário da Netflix!

Existem filmes e filmes na Netflix! Sendo que uns nos apresentam histórias de ação brutais, comédias de começar a rir e não parar e...

Huawei tem uma grande surpresa preparada para Outubro!

Tudo corria de feição para a Huawei, mas o problema com os Estados Unidos deu cabo da vida a este fabricante. De facto, de...

Bug na Playstation Store revela jogo da PS Plus de Outubro? Sim?!

Nos últimos tempos, temos falado bastante acerca dos jogos PS Plus, principalmente no facto de a qualidade das ofertas ter descido significativamente em 2021,...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!