NVIDIA vai ter de adiar as RTX 40. Oportunidade para a AMD?

Infelizmente, parece que já não existe uma data de lançamento para as novas GeForce RTX 40. Assim, depois de ter sido apontado o mês de Julho, e posteriormente, o mês de Setembro, para a chegada da RTX 4090, agora, não fazemos ideia de quando é que a NVIDIA estará pronta para a nova geração.

Algo curioso, porque ao que tudo indica, os planos da AMD permanecem inalterados. Mas será que isto são problemas? Ou será tudo planeado?

- Publicidade -

NVIDIA vai ter de adiar as suas novas placas. Oportunidade para a AMD?

rtx, nvidia

Portanto, além das RTX 40, a NVIDIA também decidiu adiar o lançamento da RTX 1630, que deveria ser anunciada no dia 15 de Junho, mas agora, à semelhança das novas RTX 40, também não tem uma data certa de chegada às prateleiras.

O adiamento é assim tão grave?

Segundo o que sabemos, no caso das RTX 4090, RTX 4080 e RTX 4070, as coisas devem ter sido adiadas apenas um mês. Ainda é esperado que tudo chegue ao mercado antes do Natal. Contudo, com tanto adiamento em cima, a verdade é que o ambiente de confiança, dentro da NVIDIA, já não é o mesmo.

Estes adiamentos são derivados dos problemas de produção? Ou…

Muito honestamente, não acredito que existam problemas de produção no lado da TSMC, a nova parceira da NVIDIA.

O que aqui está a acontecer, é uma pura repetição daquilo que aconteceu na transição da gama RTX 20, para a gama RTX 30. A NVIDIA, e as suas parceiras, têm demasiados GPUs em stock. Por isso, é preciso ganhar tempo para os despachar!

Especialmente nesta altura do campeonato, em que o mercado de usados está a ser inundado com placas gráficas, consequência direta de um novo crash no mundo do mining de criptomoedas.

Oportunidade para a AMD?

Se estiver correto, a NVIDIA não precisa de adiar nada, apenas o está a fazer, para garantir um retorno saudável, sobre todos os produtos ainda em stock. Por isso, não acredito que exista uma janela de oportunidade para a AMD. A NVIDIA vai continuar a lançar os seus produtos primeiro, e em força.

Em suma, isto é apenas o mercado a funcionar.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já estava a preparar as poupanças? Tenha calma! Temos tempo até ao Natal.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.