Placas NVIDIA RTX – 50% mais rápidas mas 2x mais caras, vale a pena?


Por em

A NVIDIA lançou finalmente a sua nova geração de placas gráficas, as GeForce RTX 2000, na semana passada! Que deverão dar um ar de sua graça já no próximo mês, altura em que as prateleiras ficarão cheias (ou não) de placas RTX 2080 Ti, RTX 2080 e RTX 2070!

Se está a ler isto, provavelmente tem seguido o assunto, e sabe tudo aquilo que a NVIDIA revelou acerca da sua arquitetura ‘Turing’, e as RTX 20 baseadas nesta.

No entanto, o que o povo quer saber é as novas placas com os seus preços altos realmente valem a pena face à anterior geração ainda presente no mercado, as GeForce GTX 10.

NVIDIA RTX – Pois bem, temos excelentes notícias! Temos as respostas que procura!

Uma das frases mais interessantes vindas da NVIDIA tem sido “A arquitetura Turing equivale a 6x Pascal”. Afirmação que tecnicamente e teoricamente é verdadeira… Mas será que em casos reais de uso a vantagem é assim tão grande?

Apesar da afirmação ser correcta, a arquitetura ‘Turing’ é apenas 6x mais rápida que a ‘Pascal’ em Ray Tracing!

Afinal de contas, no mundo real, onde nem todos os jogos suportam a tecnologia ‘Ray Tracing’ da NVIDIA. Devemos ver um aumento de performance à volta dos 50%. Pelo menos é o que vários fontes têm dito nos últimos dias, e tendo tudo em conta, é sem dúvida um ‘boost’ de performance bem considerável.

NVIDIA Turing – O dobro do preço com apenas 50% de aumento na performance

Dito isto, se fizer as contas, vai perceber que irá pagar mais do dobro… Para obter um aumento de performance de~50%. Afinal de contas, a RTX 2080 Ti ‘Founder’s Edition’ custa quase o dobro da GTX 1080 Ti…

História que se repete quando falamos da RTX 2080 FE e GTX 1080, e claro da RTX 2070 FE e a GTX 1070.

A situação só melhora quando olhamos para as versões base da placa. Contudo, como já deve imaginar, em Portugal apenas iremos dispor de versões feitas por parceiros como a Gigabyte, ASUS ou MSI!

Que vão chegar com um preço bastante inflacionado, muito provavelmente acima da versão especial ‘Founder’s Edition’ da NVIDIA.

Então, porquê que temos de pagar tanto por estas placas?

Primeiro, a NVIDIA não tem concorrência nas placas gráficas topo de gama, por isso pode fazer o que bem entender… Obrigado AMD. Depois, vai também poder usufruir das novas tecnologias ‘Ray Tracing’ e ‘DLSS’, que são simplesmente demasiado complexas para correr nas actuais ‘Pascal’.

Mas…

NVIDIA RTX 2080 RTX 2080 Ti Turing

O ‘Ray Tracing’ é ainda bastante pesado, até para as novas placas RTX! Como podemos ver pela demo do jogo ‘Shadow of the Tomb Raider’ com uma RTX 2080 Ti a conseguir apenas ~40fps em 1080p!


  • Oops!? RTX 2080 Ti ‘à rasca’ em 1080p no Shadow of the Tomb Raider! –  Clique aqui

O estúdio responsável pelo jogo usou 1001 desculpas, dizendo que ainda faltavam montes de optimizações, e mais não sei o quê… Mas a verdade é que os responsáveis pelo jogo ‘Metro Exodus’ também já vieram a público dizer que a sua meta com ‘Ray Tracing’ ligado é 60fps a 1080p!

Sendo extremamente realista… Quem é o entusiasta que vai pagar o preço de uma RTX 2080Ti para jogar em Full HD(1080p)?

Provavelmente este tipo de consumidor já tem um monitor 1440p 144Hz ou até um painel 4K topo de gama em casa! Em suma, pagar o dobro do preço e jogar a 1080p/60fps não me parece o melhor negócio do mundo!

O que acha disto? Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo!

Fonte

Leia também

Ou veja mais notícias de Hardware

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Gelatinas – Como provar um cocktail e continuar saudável!

Snapdragon 855 prestes a entrar em produção em massa com um NPU!

Seguinte