Como é normal, com o aproximar do final de 2018, começam a chegar à Internet cada vez mais informações do Qualcomm Snapdragon 855! Processador que irá ser o primeiro SoC de 7nm produzido em massa para telemóveis Android.

A TSMC vai começar a produção em massa do Qualcomm Snapdragon 855 no último trimestre de 2018!

Chegou recentemente à Internet algumas informações acerca de um suposto processador de 7nm. Com o curioso nome ‘Qualcomm’s next-generation Snapdragon chip‘! Uma distinção que faz todo o sentido, tendo em contas os mais recentes rumores acerca das mudanças de nomenclatura nos chips topo de gama da empresa.

Em paralelo, também temos novas informações que mencionam a existência de um NPU – Neural processing Unit, dentro do Snapdragon 855! O que faz todo o sentido visto que a Apple já tem um, e a Huawei também já implementou a sua própria solução no Kirin 970.

A ideia é tirar alguma da carga do CPU, GPU e DSP, usando assim o NPU para um boost geral na performance do aparelho.

Qualcomm Snapdragon 855 NPU

A Qualcomm já tem um pacote bastante composto no Snapdragon 845, lançando há algum tempo processadores Snapdragon com DSPs! O que é curioso, pois o ‘Neural Engine‘ da Apple do A11 é baseado em núcleos licenciados de DSP!

Um facto que sugere ainda mais a presença da Qualcomm no campo! Antes que Cupertino comercializasse os núcleos como capazes de executar tarefas e cálculos complexos.

O que acaba por levantar a questão… Será que a Qualcomm irá apresentar algo completamente novo, ou irá re-utilizar alguns componentes fazendo um ‘re-brand’?

Afinal de contas, a fabricante prefere eficiência energética, em relação a performance pura e dura, quando personaliza os seus núcleos ARM! E o próprio Cortex A76 já tem um impacto severo no consumo energético dos aparelhos.

Em suma, vamos ter de esperar para ver o que vai acontecer!

Fonte