Snapdragon 855 prestes a entrar em produção em massa com um NPU!

Como é normal, com o aproximar do final de 2018, começam a chegar à Internet cada vez mais informações do Qualcomm Snapdragon 855! Processador que irá ser o primeiro SoC de 7nm produzido em massa para telemóveis Android.

A TSMC vai começar a produção em massa do Qualcomm Snapdragon 855 no último trimestre de 2018!

Chegou recentemente à Internet algumas informações acerca de um suposto processador de 7nm. Com o curioso nome ‘Qualcomm’s next-generation Snapdragon chip‘! Uma distinção que faz todo o sentido, tendo em contas os mais recentes rumores acerca das mudanças de nomenclatura nos chips topo de gama da empresa.

Em paralelo, também temos novas informações que mencionam a existência de um NPU – Neural processing Unit, dentro do Snapdragon 855! O que faz todo o sentido visto que a Apple já tem um, e a Huawei também já implementou a sua própria solução no Kirin 970.

A ideia é tirar alguma da carga do CPU, GPU e DSP, usando assim o NPU para um boost geral na performance do aparelho.

Qualcomm Snapdragon 855 NPU

A Qualcomm já tem um pacote bastante composto no Snapdragon 845, lançando há algum tempo processadores Snapdragon com DSPs! O que é curioso, pois o ‘Neural Engine‘ da Apple do A11 é baseado em núcleos licenciados de DSP!

Um facto que sugere ainda mais a presença da Qualcomm no campo! Antes que Cupertino comercializasse os núcleos como capazes de executar tarefas e cálculos complexos.

O que acaba por levantar a questão… Será que a Qualcomm irá apresentar algo completamente novo, ou irá re-utilizar alguns componentes fazendo um ‘re-brand’?

Afinal de contas, a fabricante prefere eficiência energética, em relação a performance pura e dura, quando personaliza os seus núcleos ARM! E o próprio Cortex A76 já tem um impacto severo no consumo energético dos aparelhos.

Em suma, vamos ter de esperar para ver o que vai acontecer!

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!