NVIDIA pronta a lançar placas GeForce RTX ‘mobile’ para portáteis!


Por em

A NVIDIA lançou há cerca de duas semanas, a sua nova linha de placas gráficas ‘Turing’ para desktop! No entanto, apesar de não ter mencionado as placas mobile baseadas na mesma arquitetura, o seu desenvolvimento já se encontra nas fases finais de teste.


  • Placas NVIDIA GeForce RTX 2000 – 50% mais rápidas mas 2x mais caras, vale a pena? – Clique aqui

Placa mobile ‘NVIDIA GeForce RTX 2080 Max-Q’ prestes a chegar ao mercado com a nova geração de portáteis! No entanto, ainda não existe qualquer indicação da existência de uma RTX 2070 ou 2060 mobile!

Curiosamente, a primeira placa gráfica ‘Turing’ mobile da NVIDIA vai ser a RTX 2080 Max-Q! Dito isto, depois da empresa ter começado a usar GPUs desktop em portáteis, ficou bastante mais difícil perceber as datas de lançamento… Mas em princípio, este leak é verdadeiro, visto que é o único GPU com um sufixo ‘M’ no seu ID.

Os IDs da gama Turing publicados no Github são os seguintes:

  • Turing TU102: 1e02, 1e04, 1e07
  • Turing TU102GL: 1e30, 1e3c, 1e3d
  • Turing TU104: 1e82, 1e87
  • Turing TU104M: 1eab
  • Turing TU106: 1f07

Claro que aqui temos de olhar para o TU104M, que deverá ser o GPU que irá ser incluido em vários portáteis topo de gama nos próximos meses! Precisa de mais provas?

Também temos o mesmo ID listado com a nomenclatura ‘RTX 2080 Mobile’.

NVIDIA GeForce RTX mobile Portáteis

Isto são excelentes notícias para todos os jogadores que precisam de uma máquina poderosa, mas portátil… Afinal de contas, as placas ‘NVIDIA Max-Q’, são o que nos permite chegar perto da performance de um PC desktop, fora de casa!


Além disto, temos ainda esta citação publicada pelo site ‘Wccftech’! Que não sabemos de quem vem, apenas que foi um ‘passarinho vermelho’ (Talvez MSI?).

“Vamos meter a 2080-Max Q nos nossos portáteis de 15 e 17 polegadas com a ajuda da NVIDIA. No entanto, não é ainda claro quando é que a 2070 vai ver a luz do dia.”


Em suma, parece que a integração da nova placa mobile RTX 2080-MaxQ está a correr muito bem! E por isso devemos estar prestes a ver, os parceiros da NVIDIA como a Razer, MSI, Asus, entre outras a anunciar a sua nova gama de portáteis com ‘NVIDIA Turing Inside’.

Dito isto, nem todos os consumidores estão interessados em gastar 2000/3000€ num portátil… Preço que deverá ser bastante provável, tendo em conta o preço atual das placas desktop!

Por isso, seria importante saber quando é que a NVIDIA irá conseguir lançar as mais baratas 2070 e 2060!

Contudo, parece que vamos ter esperar até pelo menos o mês de Novembro, visto que a 2070 MaxQ não pode sair antes da sua versão desktop, e claro que a 2060 MaxQ também não pode sair antes da versão desktop da mesma… Que ainda nem sequer foi anunciada! Ou seja, isto pode muito bem querer dizer que apesar do desenvolvimento estar a correr muito bem… A NVIDIA não vai lançar as novas placas, enquanto tiver um stock exagerado de placas ‘Pascal’ GTX 10 nos seus armazéns.

Fonte

Acompanhe ao minuto as últimas noticias de tecnologia. Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.
Anterior

Intel i7-9700K é mais rápido que o 8700K e chega aos 5.3GHz… A ar!

Oppo Realme 2 esgotou em apenas alguns minutos

Seguinte