Existem muitos exemplos hoje em dia acerca de como o PC gaming está em crescimento. Apenas precisa de olhar para os eSports para perceber que este mercado está vivo e melhor que nunca.
Jogos como League of Legends ou PUBG são jogados por milhões de pessoas, e claro que isso leva cada mais gente a explorar o mundo do PC gaming, o que leva à construção de torres com os melhores componentes.
Mas aí temos vários problemas, como o aumento de preço da memória RAM e o grande aumento de preços nas placas gráficas devido ao mining de criptomoedas.
- Como falámos aqui – Preço das placas gráficas dispara novamente!
Este tempo glorioso devia de ser algo festejado por todos os PC gamers no marquês, mesmo que o PC nunca tenha estado morto como algumas pessoas acreditavam.
Neste momento está a crescer muito e com isso também o mercado entusiasta de montagem de computadores.
Nota do Redator: Prova disso é a minha pequena página de apoio informático no Facebook, na altura do Black Friday recebi mais de 50 pedidos para escolha e construção de builds.
Tempos estranhos para ser um PC Gamer
Mas o mining de criptomoedas não é a única razão para o custo elevado na construção de um novo PC, com algumas pessoas a optar por desistir e comprar um PC pré-feito ou pior… comprar uma consola.
Estamos a viver uma época em que até os reviewers têm dificuldade em analisar placas e por consequência recomenda-las, devido aos preços ridículos que se praticam no mercado.
E o pior, é não saber quando isto irá terminar! Mas parece que temos pelo menos um fabricante a tentar mudar os últimos acontecimentos… a NVIDIA !
Na Europa, a Nvidia está a pedir diretamente aos revendedores para limitar o número de placas gráficas que podem parar às mãos de um cliente.
O limite sugerido é de 2 placas por pessoas, é o suficiente ?
Provavelmente, se alguém quiser mesmo minar criptomoedas, vão fazer todos os possíveis para conseguir meter as mãos no hardware que precisam, é essa uma das maiores razões para os preços terem subido tanto.
Algumas pessoas pagam mesmo estes preços ridículos !
Claro que para os revendedores tudo isto deve parecer um sonho, todos os dias vender todo o stock disponível parece fabuloso.
Tenham misericórdia dos newbies, que pretendem construir um novo PC mas não têm grande noção do que comprar, ou dos preços que deveriam pagar.
Claro que a NVIDIA pode pedir o que quiser, quem decide os preços são os revendedores, alguns podem escolher não o fazer, eu pessoalmente não os culparia, afinal de contas, estão ali para fazer dinheiro.
No entanto, inflacionar os preços desta maneira, para simplesmente tirar proveitos do mercado e dos consumidores não será esquecido tão cedo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!