Inicio Hardware NVIDIA anunciou o GPU Ampere A100: Um autêntico monstro de 7nm

NVIDIA anunciou o GPU Ampere A100: Um autêntico monstro de 7nm

Apesar de não existirem eventos presenciais, a NVIDIA decidiu fazer um evento online para revelar a sua grande aposta para 2020, a arquitetura Ampere! Primeiramente na forma do GPU A100, que já está a ser produzido em massa, e por acaso até já tem algumas unidades a caminho dos clientes, contando com 54 mil milhões de transístores, núcleos Tensor de 3ª geração, NVLink, NVSwitch e muito mais.

Para ter noção da monstruosidade, estamos a falar de um chip com um tamanho de 826mm2 sendo baseado no processo de produção de 7nm da TSMC.



NVIDIA anunciou o GPU Ampere A100: Um autêntico monstro de 7nm

Ampere A100

Portanto, parece que a NVIDIA tem mesmo algo em grandes nas suas mãos, ao apostar num GPU com 54,000,000,000 transístores, tendo como base a tecnologia de produção mais recente da TSMC, bem como 40GB de memória HBM2 da Samsung, sendo capaz de oferecer 600GB/s de largura de banda.

Se comparamos o GPU A100 com o seu antecessor V100 (Arquitetura Tesla), a coisa fica ainda mais incrível, visto que o antigo GPU conta com 16/32GB de memória HBM2, e ‘apenas’ 23 mil milhões de transístores… Menos de metade!

Como é óbvio, com estas especificações, temos um aumento de performance brutal! Ao fim ao cabo, o Ampere A100 é 20x mais rápido que o GPU V100!

Mas calma! Este GPU foi pensado para o mercado empresarial, para os centros de dados e centros de computação na cloud.

Ainda assim, tendo em conta que as novas RTX 3000 vão ser baseadas na mesma arquitetura. É provável que o aumento de performance seja mesmo real. Caso não saiba, todos os rumores e ‘leaks’ têm vindo a mencionar um aumento entre 50 e 75% no desempenho, ao mesmo tempo que a eficiência energética também deverá subir 40~60%.


Está entusiasmado? Ou acabou de comprar uma RTX 2000 e está agora fulo da vida? Ademais, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também

WhatsApp recebe imagens autodestrutivas! Veja como funciona

O WhatsApp tem estado a testar uma novidade de imagens autodestrutivas nos últimos meses. As primeiras provas surgiram pela primeira vez no início deste...

Windows 10 recebe patch com lista monstruosa de correções

Depois da pequena lista de correções de bugs do Patch Tuesday de setembro para a atualização do Windows 10 de outubro de 2020 (versão...

Android 11 na TV: o que está presente na nova versão!

A Google está a acompanhar o lançamento do Android 11 com muitas novidades. Dito isto, foi lançada uma nova versão do Wear OS, o...

Galaxy Note 20 vs Galaxy Note 20 Ultra: qual é mais resistente?

Embora pertençam à mesma gama, existem algumas diferenças entre o Galaxy Note 20 e o Galaxy Note 20 Ultra. Eles usam diferentes ecrãs, câmaras,...

Com medo dos 825GB da PlayStation 5? Ainda bem!

Se há coisa que assusta na nova geração de consolas, principalmente na PlayStation 5 que apenas conta com 825GB de capacidade de armazenamento na...