NVIDIA anunciou o GPU Ampere A100: Um autêntico monstro de 7nm

Apesar de não existirem eventos presenciais, a NVIDIA decidiu fazer um evento online para revelar a sua grande aposta para 2020, a arquitetura Ampere! Primeiramente na forma do GPU A100, que já está a ser produzido em massa, e por acaso até já tem algumas unidades a caminho dos clientes, contando com 54 mil milhões de transístores, núcleos Tensor de 3ª geração, NVLink, NVSwitch e muito mais.

Para ter noção da monstruosidade, estamos a falar de um chip com um tamanho de 826mm2 sendo baseado no processo de produção de 7nm da TSMC.



NVIDIA anunciou o GPU Ampere A100: Um autêntico monstro de 7nm

Ampere A100

Portanto, parece que a NVIDIA tem mesmo algo em grandes nas suas mãos, ao apostar num GPU com 54,000,000,000 transístores, tendo como base a tecnologia de produção mais recente da TSMC, bem como 40GB de memória HBM2 da Samsung, sendo capaz de oferecer 600GB/s de largura de banda.

Se comparamos o GPU A100 com o seu antecessor V100 (Arquitetura Tesla), a coisa fica ainda mais incrível, visto que o antigo GPU conta com 16/32GB de memória HBM2, e ‘apenas’ 23 mil milhões de transístores… Menos de metade!

Como é óbvio, com estas especificações, temos um aumento de performance brutal! Ao fim ao cabo, o Ampere A100 é 20x mais rápido que o GPU V100!

Mas calma! Este GPU foi pensado para o mercado empresarial, para os centros de dados e centros de computação na cloud.

Ainda assim, tendo em conta que as novas RTX 3000 vão ser baseadas na mesma arquitetura. É provável que o aumento de performance seja mesmo real. Caso não saiba, todos os rumores e ‘leaks’ têm vindo a mencionar um aumento entre 50 e 75% no desempenho, ao mesmo tempo que a eficiência energética também deverá subir 40~60%.


Está entusiasmado? Ou acabou de comprar uma RTX 2000 e está agora fulo da vida? Ademais, partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Combustíveis: Qual é a diferença entre Simples e Aditivado?

Pois bem, há alguns dias atrás, dentro do tema da crise energética que assola toda a Europa, e que faz parte dos pesadelos da...

O protótipo do primeiro iPod era horrível. Sabe porquê?

Caso não saiba, o primeiro iPod chegou ao mercado há 20 anos! (Sente-se velho?) Aniversário feito no último fim de semana, visto que o...

Página de suporte do Galaxy S21 FE voltou! Lançamento iminente?

Depois de muito se falar em lançar, adiar ou abandonar o Galaxy S21 FE, eis que há mais uma novidade. Depois de no dia...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!