O mais recente update para o Windows 10 foi lançado para corrigir muitos problemas que estavam a afetar o sistema operativo da Microsoft. No entanto, fez muito mais do que isso. Assim criou uma lista de problemas que não pára de crescer, sobretudo nos jogos. Para tentar ajudar a Nvidia já está a olhar para os relatórios e foi muito clara em dizer que as pessoas devem remover o último update do Windows 10 para resolverem os problemas com os jogos.
Nvidia ALERTA: remova o último update do Windows 10!
Lembro que várias pessoas reportaram que depois de instalarem o update Windows 10 KB5001330 começaram a ter grandes perdas de frames nos jogos e outros problemas.
Mas vamos olhar para algumas das queixas que têm sido relatadas.
“Anteriormente o Warcraft corria a uns sólidos 140 frames por segundo. Agora pára ocasionalmente e os FPS baixaram para cerca de 90. Entretanto outras pessoas queixam-se de que no caso do Call of Duty Cold War e Warzone passaram para 1 FPS. Ou seja, não dá para jogar.
Outros reportam problemas em geral com o desempenho do Windows 10 e vários erros.
Enquanto a Microsoft não reconhece os problemas, a Nvidia já avisou: retire o último update do Windows 10 se está a ter problemas nos jogos.
“Se está a ter problemas como jogos, verifique se voltar para o Windows 10 KB5000842 resolve o problema”. Foram exatamente estas as palavras da Nvidia.
Os problemas surgiram pela primeira vez no update opcional de Março do Windows 10 KB5000842. No entanto, só começaram a dar nas vistas com o lançamento do KB5001330 este mês.
Mas os problemas não terminam nos jogos como foi descoberto recentemente.
Inicialmente, acreditava-se que a atualização KB5001330 “só” criava problemas nos jogos e também uma falha no perfil do utilizador. No entanto, há mais. Quem está a utilizar os headsets que referi acima não consegue descarregar a atualização. O que olhando para o estado geral das coisas até pode acabar por ser bom. De facto, o KB5001330 é conhecido por causar esta problema, apesar da Microsoft ter declarado que se tratava de um problema único nas atualizações de março como refere o site Windows Latest.
A atualização cumulativa KB5001330 (abril de 2021) substitui o KBB5000802 (março de 2021) e deveria resolver estas questões de instalação. Infelizmente, parece que o patch deste mês também continua com o mesmo problema.
Entretanto parece haver também problemas para quem o instalou. Por exemplo, estão a ocorrer problemas no acesso a pastas partilhadas.
Caso se depare com esta situação há uma solução simples. Reativar as políticas de grupo ou esperar pelo próximo update.