(Especial) Qual foi o primeiro processador a chegar aos 4GHz?

Hoje em dia, quando escolhemos um processador, temos de ter muita coisa em consideração! Estamos obviamente a falar do número de núcleos de processamento, o número de threads, a sua arquitetura base, o suporte a tecnologias inovadoras como o PCIe 4.0, e claro, a frequência! Não só a sua frequência base como também a frequência ‘boost’.

Ou seja, hoje em dia, é muito mais complicado escolher o processador mais indicado para a sua máquina, se por ventura valoriza a velocidade acima de tudo. O que nos faz lembrar de tempos mais simples, quando os processadores tinham apenas um núcleo, e eram as grandes frequências que reinavam. Os bons velhos tempos dos processadores Pentium da Intel e Athlon da AMD.



Mas faz ideia de qual foi o primeiro processador a chegar e a ultrapassar a barreira dos 4.0GHz?

primeiro processador

Portanto, antigamente, era perfeitamente possível pegar num processador Intel Pentium 4 e levá-lo além desta frequência. No entanto, não foi a Intel a chegar aos 4 GHz na velocidade de fábrica, foi a AMD! Com a sua gama de processadores Bulldozer.

Afinal de contas, foi em 2012 que a AMD lançou o seu FX-4170 a 4.2 GHz, que na altura já trazia 4 núcleos e 4 threads, com um TDP de 125W. Aliás, este nem foi o primeiro processador ‘stock’ a ser capaz de ultrapassar os 4.0 GHz, visto que o FX-6200 chegou ao mercado em Dezembro de 2011 com um ‘boost’ de 4.1GHz. (Curiosamente, nesta altura, apesar destas frequências, a AMD não estava a conseguir rivalizar com a Intel! Porque claro está, a velocidade não é tudo!)

Entretanto, o primeiro processador da Intel a ser capaz de atingir os 4.0GHz ou mais, foi o i7-4790K de 2014. Já os 5.0GHz, a Intel levou a taça para casa em 2017, quando lançou a versão comemorativa i7-8086K, um CPU com 6 núcleos e 12 threads, capaz de chegar aos 5.0GHz com um turbo em cima, mas sem qualquer OC extra.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também